Na comunidade biológica existem 2 tipos de seres vivos: produtores e consumidores.
Os produtos (produtor) são os vegetais e seres que produzem seu próprio alimento;
Os consumidores não fabricam seu próprio alimento apenas consomem o alimento produzido pelos vegetais de maneira direta.
Consumidores diretos são os animais herbívoros (que comem planta). O coelho e um animal herbívoro.
Consumidores indiretos são os animais carnívoros (que comem outro animais).
O homem e os outros animais que se alimentam de plantas e de animais são chamados de onívoros.
A dependência dos seres vivos com relação à alimentação é muito importante para manter o equilíbrio da natureza.
Imagine só se o passarinho que come a lagarta desaparece? As lagartas se multiplicariam e devorariam os vegetais. Quando o homem derruba as árvores para plantar outros tipos de vegetais, ele está provocando com isso, um desequilíbrio da natureza.
Os passarinhos que têm seus ninhos nessas árvores abandonam o local, permitindo assim, o aumento do número de lagartas que devoram as folhas dos vegetais.
Por falta de conhecimento e para defender as plantações do ataque de lagartas, o agricultor usa inseticida de maneira inadequada, o que provoca a poluição na planta, no solo, na água e no ar. O homem pode até provocar uma intoxicação em si mesmo, ao aplicar o inseticida na planta, sem a devida proteção.
Quase sempre os desequilíbrios podem provocar a extinção de plantas e animais.
Podemos dizer que uma espécie está extinta, quando não existe mais nem um exemplar dela na natureza ou, simplesmente, quando existe um número mínimo de seres, o que não garante mais a reprodução da espécie.