Colégio Web

Observações complementares

1A conjunção e quando aparece, normalmente é como aditiva, porém, pode estar contida em outras orações com outros valores, por exemplo:

Publicidade

• Liguei a TV e não consegui assistir nada. (valor de adversativa: mas).

Aposto especificativo

Já sinalizamos em artigos anteriores que o aposto é um termo acessório nas orações. O próprio nome aposto quer dizer a = próximo. Posto = próximo. Os apostos se anexam aos substantivos ou aos pronomes substantivos. Para isso, esclarecem, desenvolvem, especificam ou resumem as ideias expressas. Em termos gerais, cada aposto é usado a partir de expressões sinônimas e classificados em sete diferentes tipos. Hoje falaremos do aposto que especifica.

Ele vai individualizar o substantivo a partir de usos genéricos. E, na maioria das vezes, trata-se de nomes próprios, pessoas ou lugares. Não precisa ser isolado por vírgulas.

Vamos aos exemplos.

Visitei a cidade de Paulo Afonto.
Aprecio o poeta Mário Quintana.
Andei estudando mais sobre as histórias de ficção.

Diferente do adjunto adnominal

Vale destacar que o aposto especificativo é um termo sintático diferente do adjunto adnominal. Eles até são parecidos nas estruturas superficiais: nome substantivo + de + nome que especifica. Porém, no aposto especificativo não temos preposições e sim termos denotativos de realce. Essa palavra não está subordinada e pode até mesmo ser retirada da oração.

O professor José Luiz de Oliveira, que venceu o concurso instituído pela Biblioteca do Exército, esclarece mais sobre o assunto.

O aposto se liga a outro substantivo por ele explicado, sem auxílio de preposição: porém, no caso de o substantivo explicado pelo aposto designar a classe ou a categoria a que pertence o objeto, e o aposto (chamado então por alguns especificativo) ser sua denominação individual, pode o aposto ligar-se ao substantivo por ele explicado, por meio de preposição de (que, neste caso, é uma palavra meramente explicativa, isto é, de realce) (Oliveira, 132)

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados