Colégio Web

Conceitos importantes

Publicidade

5. Conceitos importantes 

Região Polarizada 

Organização de região planejada ao redor das metrópoles. O regionalismo origina diversas cidades que podem compreender milhões de habitantes, e adquirirem um caráter metropolitano internacional e, como pólos, constituírem regiões ao seu redor, na qual a população consegue pouco a pouco adquirir consciência regional. 

Malha Urbana 

Refere-se à intensa concentração de cidades numa certa área do país. A região Sudeste apresenta malha urbana em algumas áreas. 

Rede Urbana 

O processo de urbanização compõe a chamada rede urbana, um conjunto integrado ou articulado de cidades em que se observam a influência e a liderança das maiores metrópoles sobre as menores (centros locais). 

Área metropolitana 

É o agrupamento de municípios próximos uns dos outros que possuem uma integração em relação aos serviços públicos de infra-estrutura comuns. 

As metrópoles são as maiores e mais bem equipadas cidades de um país.

Conurbação 

É a aproximação de duas ou mais cidades de crescimento assíduo, constituindo um aglomerado urbano. Temos como exemplo a região do ABC, em São Paulo, que se formou a partir da junção das áreas dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e a cidade de São Paulo, entre outros. 

Megalópole 

Refere-se à conurbação de inúmeras metrópoles ou regiões metropolitanas. Atualmente são as maiores e mais importantes aglomerações urbanas.
Como exemplo podemos citar a região que vai de Boston até Washington, na qual Nova York é o centro. 

Regiões Funcionais Urbanas 

É a divisão regional baseada na influência das cidades sobre o espaço ou sua polarização. 

Macrocefalismo 

Refere-se ao crescimento rápido e desordenado de uma cidade. 

Subemprego 

É a atividade originada pelo aumento acentuado do setor terciário. 

Hierarquia urbana 

A hierarquia urbana é estabelecida na capacidade de alguns centros urbanos de liderar e influenciar, outros por meio da oferta de bens e serviços à população. Pode ser uma metrópole nacional (se influencia todo o território nacional) ou uma metrópole regional (se influencia certa porção ou região do País).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados