Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Português » Modelos de dissertação » Receita para um texto dissertativo
31/05/2012 17:53

Receita para um texto dissertativo

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

1. Receita para o texto dissertativo

Como começar?

Primeiramente é preciso ter conhecimento sobre o tema, e em seguida é preciso transformar tal conhecimento numa pergunta, na qual a sua resposta dará origem às idéias. Faça uma reflexão sobre o assunto. Elabore um rascunho, planejando o conteúdo e organizando as idéias. 

Como discutir?

Escolha os seus argumentos, seja ele para concordar, contestar ou fazer oposições, e exponha exemplos, juízos, conceitos, raciocínios a fim de fundamentar a sua discussão.

Como argumentar?

Cada parágrafo argumentativo deve expor adequadamente uma idéia-central, através dos exemplos, juízos, evidências, relações de causa e conseqüência.

Como concluir?

Para a conclusão, siga de forma coerente com a discussão: elabore uma síntese do conteúdo discutido, retome o posicionamento da tese ou atribuir uma perspectiva ou solução para o problema.

Para se fazer uma boa dissertação é muito importante:

- Ler o tema com muita atenção, para entender o que se é pedido;

- Ter conhecimento do tema que irá desenvolver;

- Fazer um rascunho antes de começar a escrever o texto original;

- Evitar expressões como: “na minha opinião”, “eu penso que”, “eu acho que”, e procurar escrever o texto sempre em 3º pessoa do singular ou do plural.

- Manter o máximo de clareza no que está escrevendo;

- Todo texto dissertativo deve apresentar: parágrafo introdutório (tese), desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.

- Evitar construir frases embromatórias. Certifique-se de que todas as palavras que constituem a frase são fundamentais.

- Evitar o uso de palavras abreviadas, do etc., da palavra “coisa”, e de gírias.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.