Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:03

Stalinismo

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

3. Stalinismo

Entre os anos de 1924 e 1953 a URSS foi governada por Josef Stalin, por isso este período ficou conhecido como Stalinismo. 

Politicamente, a subida de Stalin ao poder expressou a implantação de um Estado burocrático e autoritário, estabelecendo uma mudança radical na implantação do socialismo, que era concebida pela Revolução Bolchevique. O Estado agora era controlado pela elite militar, que tomava decisões desconsiderando as opiniões da população ou de seus representantes. 

Em 1927, o primeiro plano qüinqüenal foi lançado, com o objetivo de desenvolver a indústria pesada. Outros planos qüinqüenais também surgiram e desenvolveram a produção industrial e agrícola. 

A agricultura era a principal dificuldade encontrada, por isso o governo desistiu da idéia de coletivização total, criando as granjas coletivas, chamadas de kolkhozes, e as fazendas estatais, chamadas de sovkhozes

O setor industrial fez a economia soviética avançar, em relação aos países capitalistas, mas o setor agrícola a economia permaneceu atrasada.





Comente!