Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:06

Planície

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

PLANÍCIES 
As planícies são áreas onde predominam os processos de acumulação de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial e que apresentam um relevo muito plano.

Planície do Rio Amazonas – Corresponde a uma faixa que acompanha as margens do rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. Está delimitada por terrenos do Planalto da Amazônia Oriental, a leste, e da depressão da Amazônia Ocidental, a oeste; sua área mais ampla situa-se na ilha de Marajó.

Sua superfície está coberta por uma mata densa e por áreas alagadas. Nesses trechos inundados, desenvolve-se a mata de igapó, que estudaremos adiante.

Planície do Rio Araguaia – Estende-se pelas regiões Norte e Centro-Oeste. É uma região plana, com altitudes de até 200 metros, constituída por sedimentos recentes. A vegetação predominante é de cerrados abertos e campos limpos.

Planície e Pantanal do Rio Guaporé – Ocupa trechos do estado de Rondônia e da Região Centro-Oeste. É uma forma de relevo plana e pantanosa, com altitude média de 200 metros.

Planícies e Tabuleiros Litorâneos – Encontrados no litoral do Pará e do Amapá, são formados por sedimentos recentes de origem marinha. Nas proximidades da ilha de Marajó, misturam-se aos sedimentos carregados pelo rio Amazonas.

A HIDROGRAFIA 
A Região Norte apresenta a maior rede hidrográfica do mundo, composta de uma grande quantidade de rios extensos e caudalosos.

♦ Bacia Amazônica, a mais extensa da Terra;

♦ Bacia do Tocantins-Araguaia, formada principalmente por rios que nascem na Região Centro-Oeste. 





Comente!