Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Paisagens Terrestres » Os continentes e oceanos
01/06/2012 10:09

Os continentes e oceanos

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Continentes e oceanos 

Se olharmos a superfície da terra utilizando fotos e mapas, podemos concluir que o volume de terras na superfície (continentes e ilha) é inferior a quantidade de água dos oceanos e mares (massa líquida). 

Vejamos na figura abaixo a divisão de 510 milhões quilômetros da superfície terrestre. 

Os mares podem ser visto de varias formas:

*Mares interiores - apesar de estarem ligados aos oceanos através de estreitos e canais, encontra-se quase por inteiro envolvido pela terra. (Báltico, Vermelho, Negro e Mediterrâneo).

*Mares abertos - estão totalmente relacionados com as águas oceânicas. (das Antilhas, da China, do Japão, de Hudson, de Bering, de Omã, ou da Arábia)

*Mares fechados - se mantêm de forma isolada dos oceanos. (Cáspio, Aral e Morto)

As primordiais características dos continentes

Continente americano 

Seu formato é comprido no sentido norte-sul, e dividido pela linha do Equador ao norte pelo Tropico de Câncer e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, e em sua porção setentrional pelo circulo polar ártico.

Ao modo que se reduz a leste e oeste com os oceanos Atlântico e Pacifico respectivamente, além de ser envolvido ao norte pelas águas geladas do Glacial Ártico. 

Assim sendo, dois grandes blocos juntos por um istmo que condiz ao tamanho do continente da America central.

Continente Africano

Encontra-se isolado da Eurásia pelo caminho do canal de suez (1869), que faz a conexão entre os mares Vermelho e Mediterrâneo. Vasto, por seus 30 milhões de quilômetros assim sendo banhado pelos oceanos Atlântico ao Oeste e Índico ao Leste e também pelos mares Vermelho e Mediterrâneo. Entre todos os continentes é o mais espesso, sendo dividido ao sul pelo Trópico de Capricórnio, e ao norte pelo Trópico de Câncer e por fim ao centro pelo Trópico do Equador.

Continente Eurasiano

Distingue-se dos demais continentes por ser o que possui o maior bloco continental. De maneira que é banhado pelos oceanos Pacifico (leste), Atlântico (oeste) Glacial ártico (norte) Índico (sul), é rodeado por diversos mares: Mediterrâneo, Vermelho, Árabico, Cáspiro, Negro, Bering e do Norte.
Sendo dividido pelo Circulo Polar Ártico, e pelo Trópico de Câncer e Equador. (unicamente na parte insular: Malaísia e indonésia).

Continente Australiano 

Encontra-se na latitude do Trópico de Capricórnio (hemisfério sul), tendo suas costas banhadas pelos oceanos Pacifico ao oeste e Índico ao leste. Destaca-se dos demais continente por ser o menor.

Continente Antártico 

Este continente é banhado pelas águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. É praticamente todo coberto por uma camada espessa de gelo. Encontra-se envolvido pelo Círculo Polar Antártico.

Ocupação dos Continentes

Pelo fato dos continentes serem distintos uns dos outros em forma de ocupação, se convencionou a partir do período de ocupação feito pelo homem a denominação própria para cada um deles. 

* Antigo Continente: Também conhecido como o Velho Mundo, foi a região de onde saíram os colonizadores (Eurásia e África). 

* Novo Continente: Também conhecido como o Novo Mundo, é a região colonizada pelos europeus e descoberto por Cristóvão Colombo no século xv (américa). 

* Novíssimo Continente: Tomado pelos europeus no início do século XVIII a região foi chamada de Oceania, também conhecida como continente Australiano (Austrália, nova Zelândia e ilhas do pacífico).

Dentro do sistema geográfico denomina-se também o Mundo Oriental e Mundo Ocidental, tendo como referência a longitude principiante de Greenwich.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.