Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:10

Fusos horários

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

7. Fusos horários:

Noções Básicas:

1. A cada 15° de longitude, temos um fuso horário ou uma hora: 15° = 1h (da mesma forma, 1° = 4 minutos).

2. O movimento de rotação da terra dá-nos a noção de sucessão das horas, possibilitando a definição de qual dos hemisférios (Oeste ou Leste) estará adiantado ou atrasado com relação às horas. 

No Planeta Terra, temos 24 horas ou 24 fusos horários distribuídos pelos dois hemisférios (Oeste e Leste). Por convenção, o início da contagem das horas faz-se no meridiano de Greenwich (GMT).

Na tabela seguinte, temos o quadro dos fusos:

A LID (linha internacional da data) não coincide com o meridiano de 180°, pois ela sofre desvios para que não corte qualquer área habitada.

Limites das datas

Há dois lugares estratégicos onde temos a mudança das datas no planeta:

- A Linha Internacional da Data (LID).

- No fuso onde for meia-noite.

De modo geral, há sempre duas datas no globo terrestre. Porém há somente um caso em que todos os fusos estão na mesma data: quando em Greenwich for meio-dia. 

Cruzando-se a LID do Hemisfério Oriental para o Hemisfério Ocidental, podemos retroceder uma data no calendário. 

Como a LID divide o fuso de 180° em duas metades, dois lugares situados na área de abrangência desse fuso podem apresentar hora igual, mas datas diferentes. 

Há, no planeta Terra, 24 fusos horários, sendo 11 fusos inteiros e um semifuso para cada lado. O fuso de Greenwich e o de 180° apresentam uma metade para cada hemisfério. 

Fusos horários do Brasil:

Pela posição geográfica do Brasil, totalmente na parte ocidental do Planeta, e por sua grande dimensão no sentido Oeste-Leste, nosso País apresenta 4 fusos horários, estando todos atrasados em relação ao meridiano de Greenwich. 





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.