Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Geografia do Brasil » Crescimento da população Brasileira
01/06/2012 10:08

Crescimento da população Brasileira

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

A primeira informação a respeito do crescimento da população brasileira ocorreu no ano de 1872. Esse tipo de informação é muito importante para entender a evolução da população, pois a partir dessas informações o poder público cria alguns projetos e os coloca em prática, como por exemplo, projetos de educação, saúde, segurança e alimentação. 

Em 1872, foi decretado que a população era composta por 10 milhões de habitantes, já em 1900, o número de habitantes aumentou para 17,5 milhões, em 1940, o número de habitantes aumentou para 41,2 milhões, já no século XX, a população aumentou cinco vezes mais o seu total.

A partir daí a população no ano de 1970 chegou a ter 93 milhões de pessoas, em 1980 chegou a 119 milhões, em 1991 chegou a ter mais de 145 milhões e em 2000 chegou a quase 166 milhões de pessoas. Esses dados fazem com que o Brasil fique em quinto lugar dos países mais populosos do mundo. 

As principais causas do crescimento da população brasileira são o grande número de filhos nas famílias e o grande fluxo migratório. 

Mais ou menos no ano de 1970, esse crescimento ficou mais lento, por ter ocorrido algumas mudanças em alguns fatores, como por exemplo, o grande aumento dos custos para sobreviver e o fácil acesso aos métodos anticoncepcionais. 

Neste período, as mulheres enfrentaram uma nova realidade, de deixarem os serviços domésticos e começarem a trabalhar fora de casa. Esses fatores fizeram com que elas não tivessem mais tempo para cuidar dos filhos, e vissem que os custos de criação e educação para os filhos seria muito alto.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.