Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:09

Aspectos humanos

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Aspectos humanos 
Sua população teve origem na mistura entre os mongóis e coreanos, indonésios, filipinos e malaios. Do século XVI ao XIX, o feudalismo impera representado pelos xogunatos. O século XIX se destaca pela era de Meiji, quando o jovem Mushito sucedeu seu pai Komei e se tornou o imperador do país, após a decadência do xongunato. 

Com restauração Meiji que teve inicio em 1868, começa o processo mais rápido de industrialização, e desenvolvimento do país, que terminou com o sistema feudal qua ja durava duzentos e cinquenta e seis anos. Nesse período a taxa de natalidade aumentou, enquanto a de mortalidade diminui. 

Como isso houve um crescimento acentuado da população. Podemos observar abaixo o crescimento populacional:

Em 1948, houve a legalização do aborto, da esterização e outros meios anticoncepcionais, com objetivo de diminuir a taxa de natalidade. Hoje o Japão se encontra com mais de 127.300.000 habitantes. 

Vejamos a seguir alguns índices: 
 

A estrutura etária do país, se dividi em: jovem 17,3%, adulta 64,1%, idosa 18,6% com estimativa de 2000. 

O Japão é visto como um país idoso, devido sua expectativa de vida ser uma das mais altas do mundo, isso independente do sexo. A população tem sua maior parte concentrada nas grandes áreas urbanas como: Toquío-Iocoama, Kobe-Kyoto-Osaka,Nagóia e Kitakiushu-Fokuoka,que formam uma única conurbação,sendo a maior megalópole mundial. 

Podemos observar abaixo a densidade populacional-2001(hab./Km2). 

Sabendo que no ano de 2000 a população japonesa tinha mais 54% da sua população ativa. Observe no grafico abaixo que o setor terciário está progredindo, e com isso ele representa mais da metade da população ativa do Japão. Já no setor primario podemos ver uma decadencia.

Nota: De acordo com as atividades economicas de uma população ativa, podemos definir três setores no país: 

Setor primário - as atividades economicas são: agricultura, pecuária, pesca, caça, silvicultura. 

Setor secundário - as atividades economicas são: industriais e construção civil. 

Setor terciário - as atividades economicas são: comércio, educação, transporte, comunicação, administração pública e banco.





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.