Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:09

Evolução Chinesa

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Evolução da china 

*Em 1949-52 - período de reconstrução: reforma agrária e redistribuição de terras. 

* Em 1953-57 - primeiro plano qüinqüenal: indústria pesada e diminuição do setor privado. 

* Em 1958-62 - prioridade para indústrias: de base, organização de cooperativas agrícolas, depois comunas populares e rompimento com a URSS. 

* Em 1962-65 - fase de ajustamento: reestruturação das comunas populares e abandono das indústrias rurais não-rentáveis. 

*Em 1966-75 - revolução cultural: busca do igualitarismo social, incentivos morais, perseguição a intelectuais e reformulação da organização das fábricas. 

*Em 1975-77 - quatro modernizações: agricultura, indústria, defesa nacional e ciência e tecnologia

*Em 1978-83 - nova política econômica: parcial privatização da agricultura, criação das zonas econômicas especiais (ZPEs) próximas á cidade de hong kong (Zhuai, Shezen, Shantou, Xiamen), aumento da produtividade das aldeias coletivas, desigualdade nas distribuições de renda, desenvolvimento da indústria de bens consumo, aumento do comercio exterior com o Japão, europa Ocidental e brasil. 

*Em 1984-88 - nova política econômica: extinção das comunas populares e introdução controlada do lucro das compras. 

*Em 1988-93 - a China oficializa e economia socialista de mercado, que apresentou no inicio da década de 90, o maior crescimento industrial do mundo caracterizou-se pela grande entrada de multinacionais que se localizam nas ZEEs litorâneas onde a economia e liberada, como a província de Guangdong, próxima de Hong Kong, também adotou a estratégia de crescimento industrial baseado nas exportações. 

*Em 1993 - novas reformas para acelerar a transformação do regime socialista, com o objetivo de reduzir o déficit publico, fechar os órgão ineficientes e expurgar a burocracia corrupta do partido comunista. 

*Em 1994 - aumento as tensões nas regiões separatistas do Tibete e do Xinjiang. Sendo considerada a oitava economia mundial. 

*Em 1995 – a China realiza experiências nucleares no Xinjiang e é sede da 4ºconferencia da mulher com patrocínio da ONU. Já em meados de 1995 e 2001 a china se prepara para ser admitida na OMC aumenta as relações comerciais com os EUA e privatiza mais de 50% de suas estatais. 

* 1997 
- Morre Deng Xiaoping.
- Zemin entra no lugar de Xiaoping e consolida reformas para o livre mercado.
- Programa de privatizações é anunciado. 
- Embora tenha saído sem muito dano da crise asiática, a China apresenta quadro de grande desemprego e crise no campo. 

* 1999 - O sistema de partido político único e abertura econômica culminam com a devolução de Macau à China – Macau, ex-colônia portuguesa, tornou-se uma região administrativa especial. 

*Em 2001 - forte tensão entre China e taiwan. China comemora a eficiência do programa de apenas um filho por casal, adotado na década de 1980. A China é admitida pela OMC. E mais: 

- Projeto de um filho por casal mostra-se bem sucedido no censo do ano
- Incentivo à troca de gerações no poder
- 50% das estatais privatizadas 

*2002 - Dinâmica de crescimento dependente das exportações. China domina 4,5% do comércio global. 

*Em 2004 - a quarta geração de lideres com a mudança de Zemin para Hu Jintão. China tornou-se o maior absorvedor de recursos externos do planeta





Comente!