Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Clima » O que é Clima
01/06/2012 10:06

O que é Clima

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Clima

"O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental. Os processos atmosféricos influenciam os processos nas outras partes do ambiente, principalmente na biosfera, hidrosfera e litosfera. Do mesmo modo, os processos e as outras partes do ambiente não podem ser ignorados no estudo do tempo e do clima. Os quatro domínios globais - a atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e a biosfera - não se superpõem uns aos outros, mas continuamente permutam matéria e energia entre si" (AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Bertrand. p. 1. 2002).


DEFINIÇÕES:

Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento.

Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre.

"É importante conhecer os fatores climáticos benéficos ao homem, como a luminosidade, os ventos, a pluviosidade e o calor, e saber como utilizá-los sabidamente. Aqueles que trazem prejuízos, como secas, tempestades, enchentes, geadas e furacões, não podem ser encarados como inevitáveis, pois, com conhecimento e ação eficiente, podem ser controlados. Ou, ainda, podem-se criar condições para enfrentar suas conseqüências. É o que o geógrafo Milton Santos denomina controle passivo da natureza" (OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. espaço e Modernidade: temas da geografia Mundial. Atual. p. 271. 2001).

O estudo do clima implica o conhecimento e a análise de inúmeros elementos e fatores:

Elementos:

Temperatura atmosférica, chuvas, umidade, massas de ar, pressão atmosférica, ventos.

Fatores:

Relevo, vegetação, massas líquidas, latitude, altitude, massas de ar.

RELAÇÃO TEMPERATURA / LATITUDE

A luz do Sol incide na terra em feixes de raios praticamente paralelos. À medida que se aproxima dos pólos, a incidência dá-se cada vez mais obliquamente.

Assim, podemos concluir que, à medida que nos afastamos da parte central do planeta, as médias térmicas diminuem.


Recomendados para você

Comentários