Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Clima » O que é Clima
01/06/2012 10:06

O que é Clima

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Clima

"O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental. Os processos atmosféricos influenciam os processos nas outras partes do ambiente, principalmente na biosfera, hidrosfera e litosfera. Do mesmo modo, os processos e as outras partes do ambiente não podem ser ignorados no estudo do tempo e do clima. Os quatro domínios globais - a atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e a biosfera - não se superpõem uns aos outros, mas continuamente permutam matéria e energia entre si" (AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Bertrand. p. 1. 2002).


DEFINIÇÕES:

Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento.

Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre.

"É importante conhecer os fatores climáticos benéficos ao homem, como a luminosidade, os ventos, a pluviosidade e o calor, e saber como utilizá-los sabidamente. Aqueles que trazem prejuízos, como secas, tempestades, enchentes, geadas e furacões, não podem ser encarados como inevitáveis, pois, com conhecimento e ação eficiente, podem ser controlados. Ou, ainda, podem-se criar condições para enfrentar suas conseqüências. É o que o geógrafo Milton Santos denomina controle passivo da natureza" (OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. espaço e Modernidade: temas da geografia Mundial. Atual. p. 271. 2001).

O estudo do clima implica o conhecimento e a análise de inúmeros elementos e fatores:

Elementos:

Temperatura atmosférica, chuvas, umidade, massas de ar, pressão atmosférica, ventos.

Fatores:

Relevo, vegetação, massas líquidas, latitude, altitude, massas de ar.

RELAÇÃO TEMPERATURA / LATITUDE

A luz do Sol incide na terra em feixes de raios praticamente paralelos. À medida que se aproxima dos pólos, a incidência dá-se cada vez mais obliquamente.

Assim, podemos concluir que, à medida que nos afastamos da parte central do planeta, as médias térmicas diminuem.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.