Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:09

A América Central

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

américa central 
A américa é composta por duas porções: 

Continental: está situada entre a américa do norte e américa do sul, formada por sete países: El salvador, Belize, Costa Rica, Honduras, Guatemala, Panamá, Nicarágua. 

Insular: é formado por diversas ilhas situadas no Oceano Atlântico, formando o mar das Antilhas ou mar do Caribe. Algumas ilhas pertencem a outros países de outros continentes. As principais são: cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico. 

Aspectos Físicos
É uma região demarcada ao norte pela Península de Iucatã, que fica no México, e ao sul pela Colômbia, demarcando também a oeste com o Oceano Pacífico e a leste com o Oceano Atlântico. Ela tem uma área de 540.000 km².
A dimensão da América Central entre o Oceano Pacífico e Atlântico pode ser de até 560 km.
O relevo da América Central é recente e montanhoso, e pode apresentar terremotos e vulcões. É formado por planícies litorâneas e planaltos interiores.
O clima predominante é o tropical, quente e úmido, com uma corrente marítima, que influencia nas variações de temperatura e quantidades de chuva.
A rede hidrográfica possui rios curtos e torrenciais, que ficam cheios em épocas de chuva. O potencial hidrelétrico não é muito explorado devido ao baixo nível de industrialização e urbanização

Aspectos Humanos
A formação étnica do continente é bem diversificada. Na parte ístmica do país predominam os mestiços originados da mistura de índios e brancos espanhóis. Já a parte insular tem uma população em maior número de negros e brancos europeus.
A América Central é bem povoada, com cerca de 100 hab./km2.
O crescimento demográfico também é bastante elevado devido à queda da mortalidade e o aumento da natalidade.
A população da América Central está distribuída irregularmente, na parte continental a concentração está nas regiões próximas da Costa do Pacifico e nas regiões centrais, pois são áreas que apresentam solos favoráveis para a atividade agrícola. Já na parte insular, a população se concentra no litoral e próximo das grandes cidades, onde se localizam os maiores portos. 

Aspectos Econômicos
Na América Central, a agricultura é a base da economia. Os produtos mais cultivados e exportados são: café, algodão, açúcar, fumo, cacau, banana e carne.
O extrativismo mineral também é uma atividade importante na América Central, mas este setor não se destaca muito, pois os recursos minerais metálicos estão limitados neste continente, apenas a Jamaica se destaca como uma das maiores produtoras de bauxita.
O setor industrial ainda está no início do seu desenvolvimento e por isso contribui pouco com o PIB, mas alguns países já se destacam neste ramo, como Cuba, que possui um centro industrial bastante diversificado, onde se destaca os setores de têxtil, cigarros, açúcar, siderurgia e metalurgia.
Na porção continental o setor do turismo vem crescendo com muita força, contribuindo assim para a economia dos países istmos. 

Guatemala

É um dos países da América Central, o terceiro maior deste continente, que tem sua economia baseada na agricultura, onde prevalece o sistema plantation de café, algodão e banana, que são cultivados nas terras produtivas das planícies costeiras do Atlântico e Pacífico.
Sua capital é a cidade da Guatemala.
O turismo é um setor que está se desenvolvendo consideravelmente, com a exploração do patrimônio arqueológico da civilização maia. 

Honduras 

Honduras possui uma grande área montanhosa, também se destaca economicamente pela sua agricultura, os principais produtos exportados são café e banana.
Sua capital é a cidade de Tegucigalpa.
A economia deste país é uma das mais prejudicadas da américa latina, devido aos furacões que ocorrem na região e por não ter mais o apoio dos EUA como seu aliado no setor comercial.
O turismo é o setor que vem se desenvolvendo rapidamente e que pode tirar o país desta crise econômica. 

El Salvador 


É um dos países da América Central com maior densidade demográfica, chegando atingir mais de 300 hab./km2. Sua capital é a cidade de San Salvador, uma das mais importantes do país.
O clima predominante na costa pacifica é o tropical, e nas regiões mais altas é o clima temperado.
Em 1980, ocorreu a guerra civil em El Salvador, desestruturando a economia do país.
El Salvador apresenta solos vulcânicos férteis, e uma instabilidade sísmica que provocam terríveis tremores de terra.
A população do país é afetada com uma intensa desigualdade social, sendo representada em 90% pelos mestiços, originados da mistura entre espanhóis e índios, 9% são brancos e apenas 1% é indígena.
 

Nicarágua

Nicarágua é um país que se destaca pelo seu setor agrícola que emprega quase 50% da população economicamente ativa. Sua capital é Manágua, a maior cidade do país.
O clima predominante é o tropical, apresentando chuvas em determinadas épocas, favorecendo a agricultura dos principais produtos exportados como o algodão, café, frutas e cana-de-açúcar.
No extrativismo mineral produtos como cobre, ouro e prata são destaques.
Mais da metade da população está concentrada no lado ocidental, nas planícies do Pacífico.
O final do século XX ficou marcado pela instabilidade política no país, e muitos outros fatores como guerras civis, a divida externa, a corrupção do governo e a instabilidade causada por terremotos e furacões contribuíram para que a pobreza de Nicarágua ficasse cada vez mais forte. 

Costa Rica 
 

A população é 80% representada por brancos, 15% por mestiços, e a minoria por negros, chineses e ameríndios.
Sua capital é San José, uma cidade montanhosa e que possui um centro do setor de informática.
É um país caracterizado por não possuir Exército, Marinha e Aeronáutica, e por apresentar um elevado IDH. Além disso, apresenta-se estável no setor político e econômico, o que convence a mão-de-obra dos países próximos.
A economia da Costa Rica baseia-se na agricultura, e no turismo. Na agricultura, destaca-se a produção de banana e café. E no turismo, as atividades estão voltadas para o ecoturismo. 

Haiti


É o país mais pobre da América, possui o pior IDH, elevadas taxas de desemprego e analfabetismo, carência de saneamento básico e baixa expectativa de vida, enfim, a economia haitiana está destruída.
Sua capital é a maior cidade do país, Porto Príncipe.
Aproximadamente 95% da população é representada pelos negros, e uma minoria representada por descendentes de europeu.
A língua oficial do país é o francês, no entanto, apenas 10% da população usam este idioma, pois adotaram o costume da língua “Crioulo”. O inglês também está sendo muito usado ultimamente pelos haitianos.
 

Cuba 


Cuba é um país localizado no Norte da América Central, nas Ilhas do Caribe. Sua capital é a cidade de Havana.
Cuba possui um solo muito produtivo, e o seu principal produto agrícola é o açúcar. Mas além desse, também exporta produtos como arroz, fumo, café, cítricos, com o intuito de contrabalançar a necessidade de importação de produtos que o país que apresenta déficit, como laticínios e algodão.
Com a revolução de 1959, a economia de Cuba passou por diversas reformas que atingiram violentamente a distribuição de rendas.
Os recursos minerais de Cuba são: níquel, cromo, magnetita (minério de ferro), manganês e o cobre.
No setor industrial, se destacam as indústrias pesadas, como maquinaria agrícola, fábricas de cimento e centrais elétricas.
Ainda no inicio do século XX, aproximadamente ¾ das importações cubanas eram de origem norte-americana. No ano de 1961, esse comércio entrou em decadência, chegando a 4%, e se destruindo completamente com o bloqueio comercial estabelecido pelo governo dos EUA.





Comente!