Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Hidrostática » O que é Hidrostática
01/06/2012 10:47

O que é Hidrostática

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Hidrostática

De maneira simples, pode-se dizer que um fluido adquire o formato do recipiente que o contém. São considerados fluidos os líquidos e os gases.

Neste tópico, estudaremos as propriedades dos líquidos em equilíbrio estático, embora tais propriedades possam ser estendidas aos fluidos em geral.

Pressão – Conceito que relaciona a força aplicada sobre uma superfície com a área dessa superfície. Assim, a pressão de uma força sobre uma superfície é a razão entre a componente normal da força e a área da superfície na qual ela atua: p = F/A.
No SI, a unidade de pressão é N/m2, também conhecida como pascal (Pa).

Pressão atmosférica – A atmosfera é composta de vários gases, que exercem pressão sobre a superfície da Terra. Ao nível do mar, tem-se: patm = 1,01 . 105 N/m2 = 1,01 . 105 Pa.

Pressão hidrostática (ou efetiva) – É a pressão exercida pelo peso de uma coluna fluida em equilíbrio. Considere um cilindro com um líquido até a altura h e um ponto B marcado no fundo de área A. O líquido exerce uma pressão no ponto B, dada por:


Importante!

A pressão hidrostática ou efetiva depende da densidade do fluido (d), da altura do fluido acima do ponto considerado (h) e do lugar da experiência (g), independendo do formato e do tamanho do recipiente.

Pressão absoluta (ou total) - No fundo do recipiente, a pressão total leva em conta a pressão atmosférica:

Pabs = Patm + Pef Pabs = Patm + dgh





Comente!