Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Campo magnético » O campo magnético de um imã
01/06/2012 10:50

O campo magnético de um imã

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O campo magnético de um imã 

O campo magnético de um imã é a parte que envolve o imã. Essa parte é composta por algumas forças magnéticas em forma de pedaços de ferro, como por exemplo, os pólos de outros imãs. Sendo assim o campo magnético fica ao redor do imã. 

Para entendermos melhor a respeito do campo magnético, vejamos um exemplo: 

A partir da figura acima, vamos imaginar que a região azul seja uma cartolina e que encima dessa cartolina tenha um imã (preto), e que ao seu redor tenha um campo magnético que atrai limalhas de ferro, com isso podemos concluir que conforme a limalha de ferro vai caindo sobre a cartolina, vai se formando a imagem do campo elétrico. 

A imagem do campo elétrico na figura acima está sendo representada por linhas de indução, que são parecidas com as linhas de força existentes no campo elétrico. 

Considerando os pólos como norte e sul, podemos concluir que por meio de convenção, a sua orientação será do norte para o sul, portanto podemos concluir que as linhas de indução do campo magnético, nascem no norte e morrem no sul, conforme a figura abaixo.
 
Vejamos: 

Se pensarmos em fechar uma das linhas de indução, o imã irá ficar no interior das linhas, possuindo um único sentido, onde dentro do imã a orientação será de sul para norte.
 
Vejamos a ilustração abaixo:

Existe um caso muito importante de ser lembrado, que é o do imã dobrado, formando a letra U. Neste caso, o campo magnético existente entre os dois pólos, é composto por linhas de indução retilíneas, sendo assim um campo magnético uniforme.
 
Vejamos a ilustração abaixo: 



Existe outro caso, que é quando o campo magnético se constrói entre os dois pólos de dois imãs (em forma de barra) que são postos um perto do outro. 

Vejamos a seguir: 

O vetor indução magnética B 
A ação do campo magnético é variável, pois ela é capaz de variar de ponto para ponto dentro do campo. Quando as linhas de indução, podemos dizer que ela mostra somente a direção e o sentido, e não a intensidade. Para que se possa medir a intensidade de um campo, usa-se o vetor indução magnética, que é representado por B. 

Para sabermos quando ele está sendo representado basta olharmos para as linhas de indução, pois elas são desenhadas, tangenciando a linha em cada um dos seus pontos. 

Vejamos: 


Quanto à unidade de medida do campo magnético, considerando o Sistema internacional, podemos dizer que ela é denominada tesla, representada por T. Portanto a unidade de B é igual a tesla (T).

Campo magnético uniforme 
O campo magnético vai ser uniforme, quando a intensidade é igual em todos os pontos do campo. 

No campo magnético uniforme, B será constante no módulo, na direção e no sentido.





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.