Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Conceitos ecológicos » Os níveis de organização em ecologia
31/05/2012 18:09

Os níveis de organização em ecologia

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

4. Os níveis de organização em ecologia

População: organismos da mesma espécie que povoa um mesmo território. 


População de gramíneas em um campo

Comunidade ou Biocenose: é um conjunto formado por populações de espécies distintas que compartilham o mesmo território.

Ecossistema 

Assim como uma célula pode ser considerada a unidade fundamental da vida, os ecossistemas podem ser considerados a unidade fundamental de estudo da ecologia.

O ecossistema é constituído por organismos e pelo meio ambiente em que vivem, é onde ocorre a relação dos seres entre si e com o meio.

Como já vimos, podemos encontrar dois componentes dentro do ecossistema: biocenose e biótopo

A biocenose, também conhecida como comunidade biótica é o fator vivo do ecossistema. Conjunto de todos os seres vivos que interagem em uma certa região.

O biotópo ou abiótico é o fator físico do ecossistema, ou seja, que caracteriza o meio, onde os organismos vivos se desenvolvem. Conjunto de todos os fatores ambientais que atuam diretamente no mundo vivo. Os indivíduos euribiontes são capazes de tolerar amplos limites de variações das condições do meio onde vivem. Já os estenobiontes, apresentam limites de tolerância baixos. Alguns destes fatores são: temperatura, luz e água. 



Biosfera

Agrupamento dos ecossistemas da Terra. 


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!