Digite o que você quer buscar:
31/05/2012 18:05

Proteínas

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura
Proteínas (do grego "protos" = primeiro) são macromoléculas resultantes da condensação de moléculas de aminoácido, através da ligação peptídica.
Juntamente com os glicídios e lipídios, as proteínas constituem a alimentação básica dos animais.

No entanto, podemos dizer que as proteínas são ainda mais importantes, pois elas são fundamentais na estrutura, funcionamento e reprodução de todas as células vivas.

As proteínas são essenciais ao organismo. Elas desempenham funções de extrema importância para o corpo, como:

Componente estrutural dos tecidos corporais (especialmente músculos, cartilagem e ossos), enzimas, hormônios, componentes do sistema imune entre outras. Proteínas são uma fonte de aminoácidos e nitrogênio, necessários para a síntese de proteínas corporais.

O papel primário da proteína é suprir aminoácidos para a biossíntese, mas ela pode ser usada também como fonte de energia.

As melhores fontes de proteínas são encontradas em alimentos de origem animal, como: carnes, leite e seus derivados, ovo (principalmente a clara).

A quantidade diária de proteína a ser ingerida por pessoas sedentárias é em torno de 0,8 g prot./kg/dia.

Porém é largamente reconhecido que durante períodos de treinamento intenso atletas podem precisar de mais proteína. Para pessoas bastante ativas na faixa dos 18 aos 34 anos é recomendado 1,2 g/kg de peso corporal por dia para homens e 1,0 g/kg para mulheres. Pesquisas sugerem que em atletas que estão treinando intensivamente, a ingestão de proteínas deve ser em torno de 1,5 a 1,8 g/kg de peso por dia. Outros estudos concluíram que o alto consumo protéico (2g/kg/dia) ajudou no acréscimo de força e massa muscular, induzidos por um treinamento pesado. Juntos esses estudos sugerem que o alto consumo protéico (em torno de 2,4 g/kg/dia) pode facilitar uma hipertrofia muscular durante exercícios de força.

Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.