Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » 1° ano fundamental » A importância do Sol
04/09/2012 11:05

A importância do Sol

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Todas as coisas vivas precisam alimentar-se de energia para crescer, mover e reproduzir. As plantas suprem suas necessidades captando a luz do sol e convertendo-a em energia química em um processo conhecido como fotossíntese.

Na Terra, quase todas as fontes de energia conhecidas e utilizadas pelos homens foram ou são derivadas do Sol. O carvão, o petróleo, e o gás natural, conhecidos como combustíveis fósseis, são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais pré-históricos, que existiram a milhões de anos atrás.

A evaporação de parte da água dos rios, lagos e mares é provocada pela luz do sol. Esse vapor sobe para a atmosfera, reunem-se formando nuvens que se deslocam, condensam e caem como chuva, reabastecendo os rios e lagos que correm para o mar.

O movimento aparente do sol 

O movimento aparente do Sol, para Norte e para Sul do equador, no decorrer do ano, dá origem a que os observadores terrestres verifiquem o seu aparecimento em pontos diferentes do horizonte, o mesmo sucedendo quanto ao caso. Pela mesma razão, o tempo de permanência do Sol acima do horizonte, bem como sua altura máxima ao cruzar o meridiano do lugar, variam de acordo com a época do ano e o local de observação.

O fato de o  Sol aparecer de um lado da Terra e depois desaparecer do lado oposto permite-nos ver o Sol descrever o movimento no espaço, de Leste para Oeste, mudando sua posição no decorrer no dia.

Essa ideia durou muitos séculos, porque se pensava que a Terra era o centro do Universo e que todos os astros giravam ao seu redor. Demorou muito tempo para se provar o contrário.

OS DIAS E AS NOITES 

A Terra está no espaço, mas não está parada: ela gira em torno do seu próprio eixo. Esse eixo é uma linha imaginária que une o pólo Norte, em extremo, ao pólo Sul, no outro. O movimento da terra em torno do seu eixo chama-se rotação.

O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites. De dia, uma parte dos habitantes da Terra recebe luz solar, porque a parte da superfície da Terra onde vivem está virada para o Sol, mas os habitantes da Terra que estão do outro lado não recebem essa luz. Por exemplo, em Lisboa, às 8 h da manhã é de dia, mas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para Ocidente de Lisboa, no mesmo instante são 3 h da manhã e ainda é de noite. Enquanto uns tomam o pequeno almoço os outros ainda vão a meio do seu sono.

A Terra vai girando e, em certos lugares, passa a ser noite quando era dia e, noutros lugares, do outro lado da Terra, passa a ser de dia quando era noite. E isto sem nunca parar!


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!