Colégio Web

Estágios da sucessão

Publicidade

3. Estágios da sucessão

Clímax é denominado pelo grau máximo do desenvolvimento da espécie, ou seja, a propagação da espécie não ocorre bruscamente ela é vagarosa, atingindo o seu ponto de crescimento, a mesma não sofre alterações.

Esta propagação ocorre através das migrações à procura de alimentos e reprodução, o solo desfavorável, o calor excessivo e a umidade, estes fatores tardam o crescimento da espécie.
As primeiras espécies que realizam a migração encontrando solo com liquens, musgos e plantas são denominados pioneiros, ou seja, são espécies de grande porte, dificilmente insatisfeitas e não suportam somente a densidade.
Esta sucessão chama-se ecesis, ou seja, o desenvolvimento e a adaptação dos pioneiros no novo ambiente. Com isso, o solo é modificado pela nova espécie, recebendo novas vegetações.

Com o decorrer das sucessões, várias espécies morreram até atingir o seu ponto máximo no clímax. E as seqüências ocorriam entre as próprias espécies, maiores ou menores simples ou complexas, herbáceos para arbóreas, chamadas de comunidades provisórias.

Seqüência: 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados