Colégio Web

Vênus

Publicidade

Vênus é o planeta mais próximo da Terra, sua distância oscila entre 40,2 milhões de Kms a mais de 260 milhões de Kms. Esta diferença é explicada porque ambos orbitam o Sol a velocidades diferentes. A cada 19 meses ficam mais próximos, afastando-se depois para lado oposto ao Sol, assim fica invisível a nossos olhos, mas, quando visível, podemos vê-lo em plena luz do Sol, pouco antes do anoitecer, ele já é visível, é o ponto mais luminoso no céu, mesmo antes do anoitecer.


Tamanho da Terra comparado a Vênus

Ficha técnica: 

Distância do Sol 108.200.000 km
Velocidade orbital média 35,02 km/s
Diâmetro equatorial 12.103,6 km
Área da superfície  4,60×10 8 km²
Massa  4,869×10 24 kg
Temperatura à superfície 482 ºC
Translação 224,7 dias
 Rotação 243,1 dias 

Vênus é um planeta quase sempre visível, até mesmo antes do anoitecer, mas oferece alguns problemas.
A superfície é ocultada pelas suas nuvens, sendo impossível ver o solo, só vemos suas nuvens.
O Ano de Vênus é menor que seu dia. O ano dele dura 224 dias terrestres (uma revolução completa ao redor do Sol). O dia (uma rotação completa) dura 243 dias terrestres e a rotação de Vênus é no sentido contrário ao dos outros planetas. Enquanto o Sol nasce do lado leste em todos os demais planetas, em Vênus o Sol nasce do lado oeste. 

Nem mesmo o fato dele demorar 243 dias terrestres para completar uma rotação (1 dia) o faz esfriar do lado noturno. 

Vênus também era considerado pelos antigos como dois astros diferentes, ao qual davam o nome de Lúcifer e Vésper. Só mais tarde, quando se descobriu tratar do mesmo astro é que atribuíram a ele o nome de Vênus, pela sua luz e beleza, pois quando está no céu, à noite, é o objeto mais brilhante depois da Lua. Porém, no século III a.C., Pitágoras já afirmava que Lúcifer e Vênus era um único astro. No Brasil é conhecido como Estrela Dalva. 

É possível de ser visto com clareza a olho nu, quatro horas antes de o Sol nascer ou quatro horas depois do Sol se por, pois seu afastamento angular do Sol visto da Terra é de no máximo 48 graus. E, quando o afastamento está próximo do valor máximo, Vênus pode ser visto a olho nu a qualquer hora de um dia de céu limpo, sendo necessário apenas conhecer sua localização na hora da observação e desde que não esteja visualmente muito próximo do Sol. 

Atmosfera 
A atmosfera de Vênus é tão densa e tão intrincada com o planeta, que o seu estudo pode dar informações sobre a natureza, não apenas sobre a climatologia, mas também sobre a superfície, a sua geologia e indiretamente sobre o interior do planeta. Por exemplo, o estudo da composição química da atmosfera de Vênus, pode indicar a existência de vulcões ativos. 

É composta principalmente de anidrido carbônico, traços de nitrogênio, vapor dágua, oxigênio, enxofre e até mesmo ácido sulfúrico. Com esses componentes, uma temperatura média de 460oC e uma pressão de noventa atmosferas terrestres, dificulta qualquer observação de sua superfície. 

A temperatura é mais elevada que a de Mercúrio, apesar de Vênus estar mais afastado do Sol. O que causa isso é o efeito estufa de Vênus. A explicação desse efeito é a opacidade de sua atmosfera para radiações infravermelho, provocada pela grande concentração de CO2 Ocorre que a radiação visível penetra na atmosfera e aquece a superfície. A superfície aquecida emite infravermelho. O CO2 absorve essa radiação causando o efeito estufa. Esse efeito é mais ou menos como um carro fechado, recebendo as radiações solares. Essas radiações penetram no interior do veículo e o calor não sai, e quando se entra no veículo sente-se o mormaço devido ao acúmulo de calor. 

Evidentemente que todos esses fenômenos fazem cair por terra o velho conceito de que Vênus é o planeta irmão da Terra. As nuvens da atmosfera venusiana estão entre 45 a 60 quilômetros de altura. Em função da densidade e da dimensão das partículas, pode-se dividir as formações atmosféricas em três camadas distintas. A região compreendida entre 30 e 100 quilômetros de altura recebe o nome de termosfera e abaixo dessa até na superfície tem-se a troposfera. Várias regiões acima e abaixo dessas camadas são dominadas por neblina. Nessas camadas atmosféricas existem movimentos de vários tipos, entre eles está o denominado de super-rotação da atmosfera de Vênus, onde as massas atmosféricas movimentam-se para oeste e completam uma volta em torno do planeta em quatro dias. A maioria dos movimentos atmosféricos de Vênus são satisfatoriamente explicados.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados