Colégio Web

Neurônio

Publicidade

Sistema Nervoso

É o sistema responsável por identificar estímulos provenientes do meio ambiente e produzir respostas para que o corpo se adapte aos mesmos. É um sistema altamente complexo e eficaz e que funciona a partir de impulsos gerados e transmitidos por células que compõem a unidade funcional desse sistema: o neurônio.

O neurônio 

Como vimos na aula sobre tecido nervoso (tablóide 29), o neurônio é formado por três partes: corpo celular, axônio e dendritos e representa a unidade funcional principal do sistema nervoso.

Tipos de neurônios

Aferentes ou sensitivos: conduzem o impulso ao sistema nervoso central.

Eferentes ou motores: conduzem o estímulo do sistema nervoso central aos afetores (músculos e glândulas).

Neurônios de Associação geralmente existem fazendo a conexão entre os neurônios eferentes e aferentes.

Impulso Nervoso

Potencial de repouso: 

Um neurônio em repouso, que não está conduzindo estímulos, apresenta a superfície interna de sua membrana menos positiva que a externa, isto equivale a dizer que o interior da célula é eletricamente negativo em relação ao exterior. Essa diferença de potencial nas faces da membrana chama-se potencial de repouso.

Durante a passagem do impulso nervoso, a diferença de potencial é invertida, o que denominamos despolarização da membrana. Essa situação dura somente cerca de 1,5 milésimo de segundo, pois logo se estabelece a situação de ipedloucura5novamente.

A diferença de potencial nas faces interna e externa da membrana, durante a passagem do impulso nervoso, é chamada de potencial de ação 

O sistema nervoso humano compreende: o encéfalo e a medula espinhal, com os nervos cranianos, os nervos espinhais e os gânglios nervosos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados