Colégio Web

Observações gerais

1As glândulas endócrinas são as formadas do sistema hormonal ou endócrino. Elas lançam, diretamente na corrente sanguínea, os hormônios produzidos. Diferem das glândulas exócrinas, que mandam as secreções para fora do organismo.

Publicidade

O hormônio é uma substancia que interfere diretamente na ação de vários órgãos do corpo. Envolve o crescimento, a composição do sangue e até mesmo a pressão arterial. Todos os hormônios são desenvolvidos pelas glândulas endócrinas ou mesmo no sistema nervoso por algum componente celular especializado que fica no coração, fígado, rins, intestino ou estômago.

Quando colocado no sangue, o hormônio vai agir numa célula específica, a chamada célula alvo. Com proteína conhecida como receptor hormonal, pode ficar no interior ou na membrana da célula e vai se combinar com os hormônios. Apenas quando há combinações corretas se percebe uma boa estimulação.

2Quando se encaixam, os receptores passam a ficar ativados e produzem várias reações químicas. Como é o caso da produção de monofosfato de adenosina cíclico ou AMP cíclico. Este, serve para estimular as proteínas, ativar enzimas e deixar membranas do plasma mais permeáveis.

Quando o organismo está no processo de crescimento, as divisões celulares ficam velozes e ocorre mais síntese proteica. A hipófise fica a todo vapor. Há também casos de movimentação com glicose celular, oxidações e aumento da libido.

As principais glândulas endócrinas: a hipófise, a tireoide, as paratireoides, suprarrenais ou adrenais, o pâncreas e as gônadas (testículos e ovário). No encéfalo, há a glândula chamada de hipotálamo, que vai produzir hormônios para controlar a hipófise. Os tecidos adiposos atuam como glândulas endócrinas, pois acumulam gordura e produzem lipsina, um hormônio que age no hipotálamo e reduz o apetite.

Muitos métodos anticoncepcionais apresentam efeitos colaterais que podem ser prejudiciais, sendo assim, procure um médico antes de adotar qualquer método.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados