Colégio Web

Desenvolvimento do folículo de Graaf

Publicidade

7. Desenvolvimento do folículo de Graaf

A partir da fase da puberdade os ovários passam a ter diversos folículos com diferentes estágios de desenvolvimento.

O FSH (folículoestimulante) é estimulado e provoca o crescimento dos ovários e folículos. Todo mês, no ciclo menstrual ocorre o desenvolvimento do óvulo imaturo, onde o apenas um folículo é amadurecido.

Quando o folículo começa a produzir os estrógenos, este veda a ação do FSH, e instiga o hormônio luteinizante (LT) que rompe o folículo e ocorre a ovulação. Agora o hormônio luteinizante transforma o folículo em corpo lúteo.

O corpo lúteo também é chamado de corpo amarelo, e é responsável por liberar para o organismo a progesterona e o estrógeno, hormônios que trabalham na preparação do útero para o recebimento do feto, e sua alimentação. A adenoipófise sintetiza o hormônio luteotrófico, que é o responsável por controlar o corpo lúteo.

Se o óvulo não for fecundado o corpo amarelo desaparece antes da próxima ovulação, caso ele seja fecundado o corpo amarelo permanecera ate o 5º mês de gravidez. 

7.1 A menstruação 

É um fluxo sanguíneo originário do útero, que ocorre periodicamente na mulher. A durabilidade do ciclo menstrual é de 28 dias, sendo que a ovulação ocorre no 14º dia. A menstruação não ocorre caso o óvulo não tenha sido fecundado.

O período que vai do término da menstruação até a ovulação é marcado pela proliferação das células da parede uterina, e o desenvolvimento do folículo que passa a produzir estrógenos que ocasionam o aumento da espessura do endométrio.

O período que vai da ovulação até a próxima menstruação é determinado pela formação do corpo lúteo. Nesta fase também há a proliferação, sendo assim sua espessura aumenta mais ainda. O corpo lúteo produz grande quantidade de estrógenos e progesterona que são hormônios responsáveis pelas transformações na parede uterina. Se o óvulo não for fecundado, o corpo amarelo é degenerado e a produção destes hormônios será reduzida, e com isso a parede uterina libera tecido, sangue e vasos rompidos seguindo para a vagina, e produzindo a menstruação.

Após esse processo a parede uterina volta a ser fina e irrigada e realiza novamente todo o processo no próximo ciclo.

O óvulo permanece no útero por volta de 48 horas, e o espermatozóide por volta de 72 horas, o risco de este óvulo ser fecundado ocorre no 14º dia após o primeiro dia de menstruação. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados