Colégio Web

A crise do Antigo Regime na Rússia

Publicidade

1. A crise do Antigo Regime na Rússia

Causas

O Antigo Regime na Rússia era formado por um poder político absoluto exercido pelo imperador (czar), da Antiga Dinastia dos Romanov. O governo era autocrático. 

A partir de 1905, com a Guerra Russo-Japonesa, o Império Russo começou a enfrentar sérios problemas. A vitória dos japoneses sobre os russos mostrou que era necessário adotar medidas reformistas. 

O Partido Operário Social-Revolucionário Russo e o Partido Social Democrata-Russo (divididos em bolcheviques e mencheviques) estimularam manifestações contra o Império. 

Os cossacos reprimiram violentamente as manifestações de rua, tal episódio que ocorreu em 22 de janeiro de 1905, ficou conhecido como Domingo Sangrento. Entretanto, a tripulação do couraçado Potemkin revoltou-se contra seus oficiais. As greves se propagaram, atingindo também a zona rural. 

Pretendendo impedir o avanço das manifestações de rua, o imperador criou a Duma, um tipo de Assembléia Legislativa. Entre os anos de 1905 e 1912, ocorreram 5 eleições para a Duma, porém seus membros não conseguiram agir, em razão da pressão que sofriam. 

A estrutura imperial ficou enfraquecida com os efeitos da guerra.

A Revolução Burguesa: fevereiro de 1917

Com o apoio da esquerda moderada, a burguesia liberal pressionava o governo. Os trabalhadores manifestavam nas ruas. No dia 12 de março de 1917, o Exército se recusou a marchar contra o povo em revolta, com isso o poder imperial desapareceu. Formaram-se dois governos: o primeiro formado por deputados da Duma, e o segundo por um conselho de soldados, trabalhadores e camponeses, denominado Soviete. 

A Revolução espalhou-se rapidamente, e os sovietes se organizaram para seguir em direção às grandes cidades. O czar renunciou o seu poder, e assim os sovietes e a Duma formaram um Governo Provisório, que era dirigido pelo príncipe Lvov e dominado pela burguesia. Colocou-se fim no czarismo e uma República parlamentar liberal foi organizada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados