Colégio Web

Sexualidade na terceira idade: hora de quebrar tabus

Você que pensa que a vida sexual acaba na medida em que a idade vai chegando, é importante que você se liberte desse preconceito, pois há muito mais de mito do que verdade.

Especialmente com o avanço na medicina, não há como negar que essa situação não é mais como era antes.

Os idosos podem sim se manterem sexualmente ativos nos dias de hoje.

E como isso é possível? É sobre isso que falaremos nas próximas linhas. Neste texto, citaremos alguns argumentos que desmistificarão esse preconceito de que a sexualidade acaba após os 60 anos se não tiver remédio envolvido.

Sexualidade Terceira Idade

1# – A sexualidade precisa ser constantemente explorada

É importante deixar bem claro que um dos pré-requisitos para que a sexualidade continue ativa mesmo após a chegada da terceira idade é que a pessoa consiga se manter sexualmente ativa até lá.

Ou seja, a vida sexual da pessoa da terceira idade vai muito de como ela vem se desenvolvendo, de como ela chegou até essa faixa etária. Isso se deve as mudanças hormonais e físicas que o corpo passa até chegar a essa fase da vida.

2# – Saiba trabalhar com sua limitações  

É importante ter bem claro que a terceira idade é uma fase de descobertas e ajustes.

A partir disso, a pessoa tem que saber se adaptar as limitações físicas que a vida impõe. Não é possível chegar nessa idade acreditando que você é uma máquina sexual, como nos tempos em que era um adolescente. As carências serão diferentes e você deverá partir delas.

Terceira Idade Sexualidade

3# – Cuidados físicos são sempre válidos

O sexo nessa etapa da sua vida vai depender muito da sua condição física.

Claro que não há como você prever o futuro e os problemas que você pode vir a ter, mas, assim como no item 1 é interessante você se manter sexualmente ativo para chegar bem nessa fase da vida, também é fundamental que você mantenha uma boa situação do seu físico em si.

Pratique exercícios físicos, invista em um modo de vida saudável, esse tipo de coisa cultivada desde cedo, pode ser muito importante para que você chegue em boas condições a essa fase da vida.

O idoso que atender a esses critérios terá uma vida sexual saudável, sem precisar se entupir de medicamentos para essa finalidade. É importante ver as coisas muito mais pela ótica comportamental e física, do que por intervenções externas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados