Busca Digite o que você quer buscar:  
Postado em 01/06/2012 10:03, atualizado em 28/10/2015 23:39

A criação da ONU

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

2A instituição da Organização das Nações Unidas (ONU) aconteceu em 1945, nos Estados Unidos, como decorrência dos acordos de paz orquestrados após o fim da Segunda Guerra Mundial. A Carta das Nações Unidas foi assinada por 50 nações, exceto os que participaram do Eixo.

A ONU era uma segunda alternativa para que as nações, juntas, pudessem criar marcos de relações amistosas no mundo. A primeira alternativa foi a Liga das Nações depois do fim da Primeira Guerra Mundial, mas que não teve muito sucesso.

A introdução da Carta da ONU apontava que “Nós, os povos das Nações Unidas, decididos: a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que por duas vezes, no espaço de uma vida humana, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade; a reafirmar a nossa fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações, grandes e pequenas”, tendo como primeiro objetivo “Manter a paz e a segurança internacionais e para esse fim: tomar medidas coletivas eficazes para prevenir e afastar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão, ou outra qualquer ruptura da paz e chegar, por meios pacíficos, e em conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional, a um ajustamento ou solução das controvérsias ou situações internacionais que possam levar a uma perturbação da paz”.

Cinco órgãos

1Essa nova forma de estrutura tentava evitar que novos conflitos se agigantassem no mundo. A exemplo dos dois anteriores que criaram condições para tanta destruição.

A ideia era superar o controle meramente militar e criar espaços que também levassem em conta os direitos humanos.

De início, para que a ONU funcionasse, cinco estruturas internas foram criadas: a Assembleia Geral, com a presença de todos os países-membros; o Conselho de Segurança, com a participação de cinco membros permanentes (URSS, EUA, Inglaterra, França e China) e outros 10 provisórios eleitos pela Assembleia Geral; o Secretariado, sendo respondido pelo Secretário-Geral e com a função de administrar e organizar toda a ONU; o Conselho Econômico e Social, atrelado ao Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OMC (Organização Mundial do Comércio); e a Corte Internacional de Justiça, braço jurídico da ONU sediado em Haia, na Holanda.

Mesmo que contasse com ideais de igualdade entre as nações, a ONU deu um mais importância às nações militares que estavam saindo da II Guerra Mundial, principalmente os EUA e a URSS, em virtude de seu papel principal exercido pelo Conselho de Segurança na resolução de conflitos militares.


Publicidade

Pela Web

Comentários