Colégio Web

As vantagens do Gengibre para nosso organismo

Publicidade

O gengibre é uma planta perene que pode atingir até 1 metro de altura. Suas folhas são verdes e produz flores amareladas. A parte que utilizamos do gengibre é a sua raiz. É uma planta que possui sua origem nos países do Oriente como China, Índia e Jamaica. Seu poder medicinal foi comprovado cientificamente por estudiosos que utilizam a planta na medicina, como forma terapêutica e também é muito utilizada na culinária e em produtos de beleza.

O gengibre proporciona muitos benefícios para o nosso organismo contribuindo para a nossa saúde, pois seu óleo essencial contém substâncias como canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O canfeno é uma substância que é extraída do gengibre em forma de óleo e possui propriedades anestésicas. O felandreno é uma substância que possui ação digestiva. Zingerona é uma molécula (fenóis) que proporciona ao gengibre o sabor acre a ardente.

Benefícios do gengibre

O gengibre em nosso organismo atua contra náuseas, flatulência, má digestão, resfriados e gripes; ajuda a curar ressaca, alivia as dores musculares, artrite, gastrite, úlcera, dores reumáticas, cólicas gastrointestinais, problemas respiratórios (asma, bronquite) e ajuda a eliminar secreções (catarro).

Gengibre Propriedades

Propriedades do gengibre

O gengibre possui propriedades anti-inflamatória, diurética, expectorante, antisséptica, anestésica, bactericida, digestiva, antidepressiva, ação tônica para a circulação, ação afrodisíaca e aromatizante.

Ele é mais conhecido por sua ação anti-inflamatória atuando diretamente em nosso organismo fortalecendo o sistema imunológico. Aumenta a capacidade do nosso organismo na luta contra microrganismo como vírus, bactérias e fungos que são prejudiciais a saúde. Outros alimentos também atuam em nosso organismo como anti-inflamatórios. Esses alimentos são: o brócolis, a couve flor, o repolho, o morango, a beterraba, a uva e o tomate, além das frutas cítricas (limão, laranja, goiaba, kiwi e abacaxi).

A inflamação é uma reação do nosso organismo quando sofre uma infecção ou qualquer lesão ou ataque de um agente externo. É bom saber que o uso excessivo de alimentos anti-inflamatórios ou o excesso do uso de vitamina C pode fazer o efeito contrário, sendo prejudicial à saúde. O processo inflamatório no nosso organismo também está ligado à poluição, ao fumo, ao consumo de comidas gordurosas, ao consumo excessivo do álcool e a fatores genéticos.

Como usamos o gengibre?

Gengibre Beneficios

Podemos utilizar o gengibre de várias maneiras:

  • Chá: (fusão de água com a raiz de gengibre). Com o chá se faz gargarejo para rouquidão;
  • Compressas: usar o gengibre ralado na região dolorida cobrindo com gaze ou pano deixando agir aproximadamente por 15 minutos;
  • Massagem: com o óleo essencial de gengibre aplicar no corpo do paciente na região afetada;
  • Na culinária: é utilizado em diversos pratos como ensopados, especiarias para preparo de peixes, frangos e carnes.

Efeitos colaterais e contraindicação

Como efeito colateral, não é aconselhável a utilização após cirurgia, pois estimula a circulação sanguínea. É contraindicado na gravidez e na amamentação, pois pode causar aborto e alterar o sabor do leite materno.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados