Colégio Web

Presbiopia – Definição, sintomas e dicas

Publicidade

Muitas doenças oculares não são ocasionadas por fatores genéticos, mas por fatores que influenciam e aumentam a probabilidade e o desenvolvimento dessas doenças que são tão prejudiciais aos nossos olhos.

Algumas doenças oculares estão cada vez mais frequentes e ocorrendo cada vez mais cedo nas pessoas. Doenças que anteriormente aconteciam em adultos com mais de 40 anos, atualmente, atingem os adultos cada vez mais cedo e também crianças. Devemos nos preocupar com a nova geração, pois já estão adquirindo certas doenças como a “vista cansada”, ou “presbiopia”. Isso ocorre devido ao uso excessivo de tablets, notebooks, celulares e computadores.

O que é presbiopia?

A presbiopia ocorre quando o sistema de acomodação da visão perde a elasticidade do cristalino (lente natural do olho). Os sintomas da doença costumavam aparecer em pessoas com mais de 40 anos, mas essa situação vem se modificando devido ao excesso de leitura em celulares, tablets, notebooks e outros meios tecnológicos.

Presbiopia

Sintomas da presbiopia

Os sintomas começam a aparecer com o passar do tempo em que a pessoa percebe certa dificuldade para enxergar; os olhos ficam pesados e cansados, a visão fica embaçada e ela apresenta dores de cabeça.

Como evitar?

VIsta cansada

Atualmente, é cada vez mais comum as pessoas passarem o maior tempo em frente ao computador trabalhando o dia inteiro. Essa é uma realidade que atinge milhares de brasileiros e além do trabalho, ainda continuam utilizando alguma tela em casa, nos meios de transporte, nas escolas, e em muitos outros lugares.

  • O primeiro passo para evitar a doença é fazer pausas durante o trabalho. Elas são importantes para além de sair da frente da tela do computador exercitar as pernas e alongar a coluna.
  • Controlar o brilho das telas ajustando em um nível que não incomode a visão é muito importante.   
  • A iluminação adequada ajuda você a não forçar a visão, seja para ler, assistir TV ou navegar na internet. Faça sempre com uma boa iluminação.
  • Piscar os olhos ajuda na lubrificação dos olhos, portanto pisque várias vezes usando o computador ou qualquer outro meio eletrônico.
  • Exercitar os olhos é tão importante quanto exercitar o restante do corpo. Os olhos ficam focados na tela do computador sem se exercitar, ou seja, a musculatura não é esticada. Portanto, aconselhamos você a exercitar seus olhos focando-os em outro ambiente. Olhe para frente, para os lados alterando o foco que é a tela do computador, assim estará esticando a musculatura dos olhos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados