Colégio Web

Por que temos necessidade de comer doce?

Publicidade

Quem não aprecia um delicioso doce depois das refeições? Aquele brigadeiro, torta de morango, um quindim, bomba de chocolate… Demais! Só de pensar dá água na boca, não é mesmo?

Na gastronomia brasileira, possuímos diversos doces que são verdadeiras joias e preciosidades, e a cada dia mais e mais doces são acrescentados no cardápio de sobremesas.

Não há quem não aprecie um doce. Tanto é que para muitas pessoas, o doce é como se fosse um amigo inseparável. O consumo não tem idade: tanto crianças quanto idosos adoram um docinho.

Por que gostamos tanto assim? Você já se perguntou? Por que os doces trazem sempre sensação de bem-estar e prazer ao consumi-los? Eles são uma tentação ou uma necessidade fisiológica?

Por que gostamos de doce?

Carboidratos

Os doces por si só nos dão a sensação de algo de bom, de prazer e de alegria. É muito gostoso saboreá-los!

Na verdade, eles são mais do que uma tentação para os nossos olhos; é uma necessidade fisiológica.  O açúcar que consumimos, quando entra em nosso organismo, é transformado em energia.

O açúcar é um carboidrato, o mesmo macronutriente presente na batata, massa e o pão. Em nosso organismo, se transforma em fonte de energia e recebe o nome de glicose.

A glicose é a principal fonte de energia do corpo humano e produz a sensação de bem estar e de prazer, funcionando como agente antidepressivo. A glicose circula em nosso sangue, e quando isso ocorre, alguns neurotransmissores que comandam o nosso cérebro liberam sensações boa, influenciando no humor, no comportamento, na memória, no desejo sexual, na ansiedade, na depressão e no sentimento de satisfação.

É exatamente essa sensação que sentimos quando comemos um chocolate ou um doce.

Doces

E o excesso de açúcar?

Os doces causam excesso de calorias, principalmente se ingeridos após as refeições. Isso ocorre, pois nosso organismo já possui uma quantidade de alimentos que precisam processar gerando energia e com a ingestão de doces o nosso organismo fica sobrecarregado.

O nosso metabolismo demora mais para transformá-los em energia. Sendo assim, causa sérios problemas em nosso organismo e várias doenças, como diabetes tipo 2, obesidade e problemas cardíacos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados