Colégio Web

Os efeitos dos alimentos na pele

O que você come pode refletir diretamente em sua pele. Saiba mais!

Publicidade

Todos nós gostamos de sair por aí comendo todos os tipos de besteiras que aparecem pela frente, não é mesmo?! São refrigerantes, lanches, frituras, gorduras, balas, doces e milhares de guloseimas.

Conhece aquele ditado: “Você é o que você come?” Pois bem, é exatamente desta forma que nossa pele responde a ingestão da alimentação. Portanto, quando não nos alimentamos bem a pele não reage bem, por não absorver os nutrientes necessários.

De acordo com especialistas, o ideal é manter uma alimentação balanceada, a base de alimentos ricos em vitaminas e minerais (frutas, legumes, vegetais, entre outros) que neutralizam os radicais livres e ajudam no funcionamento do intestino. Além de melhor a digestão, ainda permitem melhor estética na pele.

Comer vai além de atender as necessidades biológicas. O ambiente que circula e em alguns casos, as emoções, têm relação direta. Cada pessoa possui características próprias. Separamos por grupos para facilitar o entendimento:

  • Uns são capazes de tudo para entrar em forma e fazem todo e qualquer tipo de dieta;
  • Outros apresentam restrição a determinados tipos de alimentos;
  • Alguns depositam toda a responsabilidade da alimentação em seu estado emocional: se tristes ou deprimidos, comem demasiadamente para suprir suas necessidades;
  • Existem também os que vivem “beslicando” alimentos daqui e dalí, sem se importar com horários de alimentação;
  • Os chamados “gulosos” que comem além do que necessitam e exageram na alimentação;
  • E por fim os saudáveis, que evitam alimentos gordurosos, açúcar e excesso de sódio. Esses normalmente se esforçam para manter um padrão mais saudável.

Independente  do grupo que você faça parte, a quantidade e a forma de se alimentar serão as verdadeiras responsáveis pelo reação de seu corpo. O prazer, satisfação e equilíbrio são a chave de tudo.

Acnes e envelhecimento

Uma das perguntas mais frequentes realizada nos consultórios é a relação das acnes com os alimentos. E, segundo estudiosos da área, as acnes tem relação direta com as alterações hormonais. No entanto, uma alimentação regular, ajuda a minimizar os efeitos da oleosidade e acnes.

A alimentação desempenha um papel importantíssimo na saúde, estética facial e corporal. E, um fator que muito contribui com este grupo é a ingestão de líquido, preferencialmente a água que hidrata a pele desde a camada interna.

Também é possível minimizar os efeitos precoces de envelhecimento aplicando técnicas de limpeza, tonificação e hidratação. Além de estar sempre em dia com a utilização de filtro protetor solar e, claro, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros, açúcar (sacarose) e açúcar simples em excesso, produtos industrializados e ricos em gordura saturada.

A prática de atividades físicas regulares, noites bem dormidas e sensação de alegria e bem estar, aliadas a boa alimentação podem trazer ótimos resultados a saúde que refletirá diretamente na pele.

Pele lisinha, saúde e bem estar todos nós queremos, então que tal fazer uma reeducação alimentar e evitar as consequências de uma má alimentação sobre o corpo? Acesse: https://www.iped.com.br/nutricao/curso/educacao-alimentar e matricule-se no curso.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados