Colégio Web

O que são as olheiras?

Publicidade

É terrível quando você se olha no espelho e percebe as manchas escuras ao redor dos olhos! As olheiras deixam o seu rosto com aspecto de cansaço e abatimento. Com certeza isso o incomoda bastante, pois, afinal, você não quer abalar o seu visual por causa delas. Vamos identificar alguns motivos que podem acarretar o surgimento das indesejáveis sombras escuras ao redor dos olhos!

Motivos para o surgimento de olheiras

Olheira

Noites mal dormidas

As noites mal dormidas são implacáveis para a manutenção da beleza do rosto. O sono é importantíssimo não somente para a beleza do rosto, mas para a disposição do corpo como um todo, dormir é fundamental. Cada indivíduo possui uma quantidade de sono ideal e é fundamental que você conheça o seu tempo de sono.  É comprovado cientificamente que a ausência do sono causa vasodilatação e o aumento do fluxo sanguíneo nas pálpebras, causando assim as sombras escuras.

Problemas de saúde

Alguns problemas de saúde como rinite ou sinusite alérgica ou qualquer outro problema respiratório pode provocar uma grande congestão nas áreas dos olhos provocando as olheiras. É comprovado cientificamente que a respiração bucal dificulta a drenagem venosa das veias palpebrais causando as indesejáveis olheiras.

A gravidez e a amamentação

A gravidez e a amamentação alteram o tom das pálpebras ocasionando um aspecto mais pesado e escuro na região.

O tabagismo

O tabaco contém a nicotina que possui ação vasoconstritora (os vasos sanguíneos se apertam diminuindo o seu diâmetro) conferindo aspecto pálido à pele em geral.

Exposição solar

A exposição solar excessiva causa o aumento da pigmentação, diminuindo a espessura da pele e o aumento dos vasos sanguíneos causando as olheiras.

O envelhecimento cutâneo

O envelhecimento cutâneo leva a flacidez da pálpebra piorando o aspecto das olheiras.

Estresse, cansaço físico, problemas emocionais, alterações hormonais, TPM e a genética são fatores que também motivam o aparecimento de olheiras.

Olheiras

Orientação de especialistas

Os especialistas aconselham para quem deseja se livrar das indesejáveis olheiras uma fórmula de vida mais saudável com alimentação balanceada e equilibrada, atividade física e noites bem dormidas. Como isso nem sempre é possível, existe tratamento para atenuar as olheiras.

Tratamento para olheiras

O tratamento pode ser realizado a base de cremes que contenham determinadas substâncias despigmentantes e substâncias que estimulam a produção de colágeno como retinoides, vitamina C, E e K, ácido azelaico, ácido fítico, ácido kójico, arbutin, biosome C, ácido tioglicólico e outros que devem ser indicados pelo especialista.

Nenhum tratamento deve ser realizado sem a prescrição de um médico que indicará a melhor substância para cada paciente. Existem outros tratamentos que são indicados pelo especialista dependendo da profundidade das olheiras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados