Colégio Web

O que é tetraciclina?

A tetraciclina é um grupo de antibióticos que podem ser tanto naturais quanto semi-sintéticos utilizados para vários tratamentos. Quer saber mais? Confira!

Publicidade

Se existe um elemento hoje que conta com uma imensa gama de variedade e de opções é o remédio.

Isso porque são muitas funções, muitas composições diferentes e também muitos efeitos colaterais, tudo isso unido a nomes que são técnicos, o que acaba por deixar todo mundo confuso na hora de ir à farmácia ou mesmo de entender aquilo que o médico receitou, afinal de contas, é sempre importante saber o que é aquilo que se está tomando.

E com os antibióticos a coisa consegue ser ainda pior, já que cada variável vai tratar uma infecção específica e ter efeitos diferentes no corpo, o que acaba por confundir o paciente na hora de passar na farmácia. E é exatamente isso o que acontece com a tetraciclina, que é um tipo de antibiótico.

O que é tetraciclina?

E foi exatamente pensando em eliminar essas dúvidas que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o que é a tetraciclina e como ela funciona, tudo para que você não tenha mais nenhuma dúvida quando o médico a receitar para você.

Aqui é importante dizer que a automedicação nunca é recomendada e pode ser bastante perigosa, portanto, consulte um médico antes de começar a tomar qualquer remédio, ainda mais um antibiótico.

Entenda melhor a tetraciclina

De maneira bastante resumida, a tetraciclina nada mais é do que um grupo de antibióticos que podem ser tanto naturais quanto semi-sintéticos que são utilizados para o tratamento de bactérias, protozoários e até mesmo alguns fungos que são sensíveis à substância, mas não funciona em nenhum tipo de vírus.

O que é tetraciclina?

Ela pode ser comprada diretamente em farmácias tradicionais de diferentes formas, tanto em comprimido quanto em creme, e aparece sob diferentes nomes – que mudam dependendo da fabricante do medicamento.

Seus nomes comerciais são Tetramox, Tetrciclin e também Ambra-sinto-T. Aqui vale ressaltar que a tetraciclina é um medicamento que só pode ser comprado mediante a apresentação de uma receita médica.

O seu uso é indicado para o tratamento de diversas condições, entre elas pneumonia, tifo, sífilis, sinusite, faringite, granuloma inguinal e muitas outras. Como todo remédio, a tetraciclina pode apresentar alguns efeitos colaterais em que a toma, entre eles estão sensibilidade à luz, coceira anal, vômitos, alterações na pele, escurecimento da língua e muitos outros.

O medicamento é contraindicado em casos de gravidez, lactação e também em casos de pessoas que possuem hipersensibilidade ao medicamento.

Normalmente, a tetraciclina é utilizada da seguinte maneira. Um comprimido deve ser ingerido em períodos intervalados de tempo, que pode ser de seis em seis ou de 12 em 12 horas, vai depender da recomendação do seu médico. É importante aqui que você saiba que é recomendado evitar a ingestão de qualquer produto lácteo entre 1 e 2 horas depois de tomar o medicamento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados