Colégio Web

O que é o bico de papagaio?

Publicidade

Você sabe o que é bico de papagaio? Aqui terá todas as informações sobre esse assunto, como é, sua causa, sintomas e tratamentos. Se você deseja saber mais sobre essa patologia deve ler atentamente cada detalhe.

Bico de papagaio ou osteofitose

O bico de papagaio é uma doença também conhecida por osteofitose. Essa enfermidade se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido ósseo em volta de uma articulação das vértebras onde o disco intervertebral, que deveria trabalhar como amortecedor entre os ossos, está com problemas.

Por que bico de papagaio?

Tal nome foi dado a essa doença pois o bico recurvado da ave traz uma semelhança imensa em relação à doença. Logo, esse nome ficou conhecido por todos.

Papagaio Bico

Causas

O bico de papagaio ou osteofitose podem ser causados por diversos fatores em pessoas com idade avançada ou com predisposição genética. Além do desgaste natural nos discos intervertebrais, corriqueiro da idade avançada, existem as causas mais comuns, como a má postura, obesidade e o sedentarismo. Entretanto, doenças reumáticas e traumas que aconteceram na coluna podem estar ligados ao surgimento dessa patologia.

Sintomas

Os sintomas principais são limitação dos movimentos, perda da sensibilidade, dos reflexos, da força e uma dor intensa na região da coluna.

Diagnóstico

Existem elementos básicos para fazer um diagnóstico da doença, sendo eles a avaliação clínica e o levantamento histórico da vida do paciente. Mas, também são realizados exames como: tomografia computadorizada, ressonância magnética e raios X, afinal, eles podem ser úteis para avaliar a gravidade e extensão do bico de papagaio.

Tratamento

Bico Papagaio

Não tem como recuperar o disco intervertebral que está danificado, mas analgésicos e anti-inflamatórios podem agir em combate à dor. No entanto, é essencial o desenvolvimento de hábitos que ajudem a corrigir os problemas de postura. Portanto, praticar exercícios físicos ou fisioterapia pode auxiliar no controle da doença, fora outros benefícios.

Prevenção

Para se prevenir contra o bico de papagaio é importante tomar alguns cuidados. Mantenha a postura correta e redobre a atenção nas atividades diárias que possam ajudar a acarretar pequenos traumas ou aumento da sobrecarga na coluna vertebral. Além de se atentar a esses cuidados, faça exercícios físicos frequentemente e mantenha o peso corpóreo nos níveis adequados.

Sugestões

Preste atenção em algumas sugestões que podem te ajudar: mude seu estilo de vida, pratique diversos exercícios físicos e, se sentir os sintomas, procure um ortopedista.

Compartilhe essas importantes informações!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados