Colégio Web

Mel – Tipos, benefícios, contra indicação e combinações

O mel previne o envelhecimento da pele, ajuda a combater doenças como gripe e resfriados, tosse, doenças respiratórias. Confira mais informações!

Publicidade

O mel é um alimento energético e calórico que possui substâncias essenciais ao organismo como água, potássio, glicose, ferro, cálcio, além de vitaminas, minerais e aminoácidos que protegem e equilibram o organismo. Ele é um alimento natural e possui vários tipos.

Tipos de mel

Você sabia que existem vários tipos de mel? Por isso quando experimentamos percebemos diversos sabores. Uns são mais agradáveis, outros possuem o gosto mais forte (e nesse caso não recomendável para as crianças).

  • Mel de flor de eucalipto: sua coloração é escura e possui gosto forte. Ele é ótimo para aliviar a tosse, os sintomas do resfriado, bronquite e dor de garganta (amigdalite).
  • Mel de flor do campo silvestre: é possível uma variedade na coloração e gosto nesse tipo de mel devido à quantidade de plantas usadas para sua composição.
  • Mel de flor de laranjeira: é o mais indicado para crianças, pois é saboroso e suave, além de que sua coloração é mais clara. É usado para combater a falta de sono, regular o intestino e controlar o sistema nervoso.

Mel

Benefícios do mel para a saúde

O mel previne o envelhecimento da pele, ajuda a combater doenças como gripe e resfriados, tosse e doenças respiratórias, como a asma, bronquite, rinite, sinusite. Fortalece o sistema nervoso e a memória, além de ter propriedades antissépticas e antibióticas. Ajuda no sistema digestivo e na desintoxicação do organismo.

O mel também faz bem para o organismo aliviando problemas de saúde, como, por exemplo, a tosse. Um grande aliado contra a tosse é o mel. Não é mito, é verdade e está comprovado cientificamente pelos especialistas no assunto. O mel funciona melhorando a tosse, pois protege a mucosa da garganta evitando a irritação e a inflamação.

Contra indicação

Beneficios Mel

O mel é um produto natural, mas por ser calórico e conter grande quantidade de açúcar não pode ser consumido por pessoas que sofrem de doenças como a diabetes, dores de estômago e refluxo. Para crianças com menos de 1 ano não é recomendável o uso de mel como adoçante, pois essas crianças nessa faixa etária ainda não possuem o sistema imunológico formado.  Para crianças acima dessa idade, o mel não possui contra indicação.

Combinações

Podemos combinar o mel com vários alimentos como nas frutas, no leite, no iogurte, nos pães, nos biscoitos, nos cereais, em sucos, em chás em mingaus, e em várias outras refeições.  Agora que você já conhece as propriedades do mel inclua-o em suas receitas!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados