Colégio Web

Hipertensão – Definição, fatores e tratamento

Publicidade

A hipertensão é uma doença silenciosa que precisa ser entendida e tratada, a fim de evitar problemas mais graves de saúde. Sua incidência vem crescendo no Brasil e exige cuidados especiais. Vamos saber mais sobre essa doença que parece inofensiva, mas é muito perigosa e pode levar o indivíduo à morte.

De acordo com pesquisas realizadas, o índice de pessoas que sofre de hipertensão cresce a cada ano no Brasil. Os índices atingem a marca de 25% da população.

O que é hipertensão?

A hipertensão, também popularmente conhecida como “pressão alta”, é uma doença crônica. Podemos defini-la como uma força que impulsiona o sangue contra as paredes das artérias, a fim de circular o sangue por todo o nosso corpo. Quando as artérias estão estreitas, é preciso bombear o sangue com maior força e esse trabalho é realizado pelo coração. O coração faz grande força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Com os sintomas da hipertensão, o coração dilata, danificando as artérias.

A pressão arterial varia durante todo o dia. São vários os fatores que possibilitam a alteração da pressão arterial, como a realização de atividade física, estresse, agitação, entre muitos outros que vamos aprender.

Hipertensão Arteria

A hipertensão é uma doença democrática que atinge pessoas de qualquer classe social e qualquer idade, desde crianças a idosos, homens e mulheres.

Podemos considerar uma pessoa hipertensa aquela que possui a pressão arterial em repouso com valores iguais ou superior a 14 por 9 (140mmhg X 90 mmhg) milímetro de mercúrio. Uma pressão normal é considerada 12 por 8.

Sintomas comum são: dor de cabeça, dores no peito, tonturas, edema das pernas, sangramentos nasais e palpitações.

Fatores que contribuem para a hipertensão

Um dos principais fatores de risco que contribuem para a hipertensão é a hereditariedade. Outros fatores também contribuem para o desenvolvimento da doença, como o uso do tabaco, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, falta de sono adequado, diabetes, alto índice de colesterol, obesidade, má alimentação e estresse.

Um grande vilão da alimentação que é muito prejudicial a nossa saúde e principalmente contribui para a hipertensão é o sal. Ele retém a quantidade de água em nosso organismo, o que eleva a pressão nas paredes das artérias. Por esse motivo, recomendamos que a utilização do sal seja de forma moderada.

Outros fatores que contribuem para a elevação da pressão arterial é o estresse, a ansiedade e a depressão.

hipertensao

Tratamento para hipertensão

O tratamento é realizado com o uso contínuo de medicamentos. Esse medicamento deve ser indicado por um especialista.  Além da droga, é preciso que o paciente altere alguns hábitos alimentares, assim como a pratica de atividade física.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados