Colégio Web

Dieta cetogênica faz bem para a saúde?

Publicidade

Muitas são as dietas que surgem todos os dias prometendo mundos e fundos, sendo que algumas delas realmente conseguem entregar o que prometem, mas a um custo muito alto para a saúde, ao passo que outras simplesmente não entregam o que prometem.

Mas há algumas que não apenas entregam o que prometem como também conseguem fazer isto sem agredir a saúde das pessoas, e em alguns casos, trazendo benefícios para elas.

Uma das dietas que mais sucesso tem feito nos últimos tempos atende pelo nome de dieta cetogênica, que é uma dieta que também suscita algumas dúvidas nas pessoas, especialmente no que diz respeito ao grupo de dietas em que ela se encaixa, já que muita gente pergunta: ela faz bem para a saúde? Vamos tentar descobrir!

As origens

Dieta cetogênica faz bem para a saúde

Apesar de ser um sucesso recente no mercado de dietas, a dieta cetogênica não é nada recente, já que foi desenvolvida nas décadas de 1920 e 1930 com a intenção de tratar pessoas que sofriam de epilepsia.

A dieta acabou sendo reconhecida como muito eficiente para quem deseja emagrecer rapidamente, e muito deste sucesso se deveu ao fato de que o renomado doutor Atkins lançou uma dieta que tinha a dieta cetogênica como base.

A dieta consiste basicamente na ingestão de uma grande quantidade de gordura, acompanhada de uma ingestão de média a baixa de proteínas e de praticamente nada ou quase nada de carboidratos.

O seu funcionamento se dá, segundo especialistas que a defendem, a partir do momento em que o organismo começa a fazer uso das gorduras presentes nele, juntamente com as que estão armazenadas, gerando emagrecimento rápido.

Faz bem à saúde?

Dieta-Cetogênica

Esta é a grande pergunta, já que ela proporciona um emagrecimento extremamente rápido e eficiente, o que justifica o seu grande sucesso nos últimos anos, especialmente entre as mulheres.

No entanto, ela pode acabar gerando alguns contratempos à pessoa, como tonturas, prisão de ventre, sono, alteração de humor, alta propensão a desmaios e até mesmo tremores esporádicos.

Por isso, e também pelo fato de que a dieta cetogênica também pode levar ao aumento considerável da presença de colesterol no sangue, ela tem sido considerada um tanto prejudicial à saúde das pessoas.

Além disto, ela também tem o problema relacionado ao fato de que, depois de terminada a dieta, a pessoa pode simplesmente recuperar rapidamente o peso perdido, já que a mudança radical de hábitos alimentares pode causa desequilíbrio no organismo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados