Colégio Web

Descubra como identificar os sintomas da dengue

Publicidade

A dengue é uma das doenças que mais afetam os brasileiros, principalmente no verão, que é a estação onde os mosquitos transmissores do vírus encontram condições favoráveis para sua reprodução. A estimativa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que 50 a 100 milhões de pessoas sejam infectadas anualmente com o vírus, em mais de 100 países de quase todos os continentes, com exceção da Europa.

Os quatro tipos de dengue podem ser adquiridos pelo mosquito, sendo que a doença pode evoluir a um estágio mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. Caracterizada pelo elevado risco de morte, o mal hemorrágico deve ser prevenido em todas as suas formas, considerando a gravidade dos quadros de dengue do tipo hemorrágica e sua grande ameaça à vida humana.

A dengue é uma doença séria, que deve ser observada de perto para evitar transtornos, com responsabilidade. Se estiver com suspeita de dengue, você deve buscar uma unidade de saúde e começar um tratamento contra a doença, a fim de preservar sua própria segurança. Confira quais são os sintomas mais comuns da dengue para prevenir riscos da doença:

Descubra como identificar os sintomas da dengue

Sintomas da dengue

Os principais sintomas da dengue clássica, que podem se manifestar entre o 3º e o 15º dia da picada do mosquito infectado, são a febre alta com início súbito, as amplas dores de cabeça, a dor atrás dos olhos (que piora com o movimento deles), a perda do paladar e do apetite, o aumento de náuseas e vômitos, a frequência de tonturas, o extremo cansaço, o surgimento de manchas e erupções pela pele (ocorrem de forma semelhante ao sarampo, podendo aparecer principalmente no tórax e nos membros superiores do corpo) e o desenvolver de moleza e dores no corpo, além de muitas dores nos ossos e articulações.

Já para a dengue hemorrágica, os sintomas são mais persistentes, além de dificuldade respiratória, sede excessiva, palidez, sonolência, confusão mental e sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

como identificar os sintomas da dengue

Como identificar os sintomas da dengue

Para saber se você tem dengue, busque analisar se os sintomas persistem por mais ou menos uma semana, que é o tempo de incubação do vírus no organismo humano. A dengue hemorrágica pode levar à morte em apenas 24 horas, portanto, qualquer sintoma em sua direção já é de quadro agravado, fazendo necessária a busca por um médico. Exames de sangue ou testes rápidos de medição de amostras podem ajudar no diagnóstico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados