Colégio Web

Conjuntivite

No inverno, cresce o número de pessoas com conjuntivite

Olho com conjuntivite

Olho com conjuntivite

Publicidade

O inverno está chegando, e com ele alguns problemas de saúde. Nesse caso é o da Conjuntivite viral que trata-se de uma inflamação na porção branca do globo ocular. Os casos dobram nesta estação. Isso acontece porque no inverno os lugares que deveriam estar arejados com janelas abertas, ficam fechados e impedem que o ar circule, principalmente em transportes coletivos, ou seja, lugares que tenham muitas pessoas juntas.

Como acontece o contágio?

Os olhos sofrem um processo de inflamação pela presença do vírus na conjuntiva (membrana que reveste o branco do olho e internamente as pálpebras), deixando-as vermelhas, com ardência e secreção.

A transmissão também acontece com o contato de uma pessoa que está com conjuntivite, passar a mão no seu olho, além de usar toalhas compartilhadas, cosméticos, aperto de mão, corrimão de escada, manuseio do dinheiro, maçanetas, enfim, tudo que pode ter contato compartilhado por várias pessoas.

Sintomas

Os principais sintomas da conjuntivite são:

  • Dor nos olhos e visão borrada;
  • Crostas que se formam na pálpebra durante a noite;
  • Lacrimação constante;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Vermelhidão e coceira nos olhos;
  • Sensibilidade à luz.

A conjuntivite pode levar até três semanas para sarar e dependendo da gravidade, pode alterar a córnea e atrapalhar a visão.

Como se prevenir?

  • Higienizar as mãos adequadamente (água e sabão).
  • Não coçar os olhos.
  • Usar lenços descartáveis.
  • Não compartilhar cosméticos como lápis de olho, delineador, rímel e etc.

Tipos de conjuntivite

A conjuntivite também é dividida por tipos, alguns sendo muito graves e outros não conheça alguns deles:

Conjuntivite viral

É a forma mais comum de conjuntivite, normalmente causada por um vírus chamado Adenovírus.

Conjuntivite bacteriana

É normalmente causada por uma destas cinco bactérias: Staphylococcus aureus Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Pseudomonas aeruginosa.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica ocorre quando os olhos entram em contato com alguma substância no ar que cause irritação.

Tratamento

Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um médico. Alguns colírios são altamente contraindicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Sendo assim, é fundamental estar atento aos sintomas da conjuntivite e tentar se prevenir o ano todo, com higienização das mãos diariamente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados