Colégio Web

Conjuntivite – Cuidados e Tratamento

A conjuntivite é uma inflamação ou infecção da conjuntiva, a mucosa que reveste o olho. Confira os principais cuidados que devemos ter e o tratamento!

Publicidade

Nesse tempo tão inconstante em que faz inverno na primavera é tempo de ficar alerta com as alergias oculares. O tempo frio e seco é bem propicio para esse tipo de alergia.

As clínicas oftalmológicas ficam repletas de pessoas com alergia ou alguma irritação nos olhos. O mais comum é a conjuntivite. Vamos aprender como prevenir e tratar esse tipo de alergia mais comum.

O que é Conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação ou infecção da conjuntiva, a mucosa que reveste o olho. Esses ficam vermelhos e com secreção. Os tipos de conjuntivite são conjuntivite viral, bacteriana e alérgica.

Conjuntivite viral é causada por um micro-organismo que infecta a membrana que reveste o olho; é altamente contagiosa. Seus sintomas são vermelhidão, secreção e dor.

Conjuntivite bacteriana é causada por bactérias que causam imensa dor, a secreção é semelhante ao pus; é altamente contagiosa. O tratamento é feito com uso de antibióticos.

Conjuntivite alérgica é causada com mais frequência no inverno e na primavera. Pode ocorrer nos dois olhos, e geralmente, em pessoas predispostas portadoras de rinite e de bronquite. Seus sintomas são vermelhidão, coceira, secreção e inchaço nas pálpebras.  Não é contagiosa.

Os agentes causadores da conjuntivite alérgica podem ser a poeira, a poluição, ácaros e fungos de casacos e cobertores, além de possível pelo de animais, pólen das flores e o uso de medicamentos. É importante que cada indivíduo observe se algum tipo de medicamento ingerido possa estar fazendo mal ou até mesmo certo tipo de alimento.

Tratamento para conjuntivite

Somente um médico oftalmologista saberá a distinção entre a doença para indicar o melhor tratamento. Geralmente, em casos mais graves é necessário o uso de colírios antibióticos. Nos demais casos, colírios para ajudar na lubrificação dos olhos, compressas com algodão e água e lavar os olhos em água corrente também ajuda a aliviar a coceira. Importante: não esfregar os olhos, provoca irritação e vermelhidão.

Conjuntivite

Cuidados importantes durante o tratamento

Alguns cuidados importantes de higiene que cada indivíduo infectado deve ter para não transmitir a doença:

  • Lavar o rosto e as mãos várias vezes por dia;
  • Usar álcool gel nas mãos após a lavagem;
  • Não esfregar os olhos;
  • Usar lenço de papel para secar os olhos;
  • Não usar toalhas de pano para não transmitir aos demais;
  • Manter os olhos sempre secos e limpos;
  • Usar lubrificantes indicados pelo oftalmologista para ajudar com a poluição e poeira do dia-a-dia;
  • Não compartilhar objetos que possam entrar em contato com o rosto, maquiagem, sabonetes, toalhas, travesseiros, etc.
  • Trocar todos os dias a fronha do travesseiro.

Cuidado com a maquiagem

A maquiagem é um dos agentes causadores de conjuntivite alérgica e em especial as usadas dentro da linha dos cílios. Algumas dicas de prevenção:

  • Não compartilhe seus produtos com outra pessoa;
  • Use boas marcas e de preferência às antialérgicas;
  • Não use produtos vencidos, pois podem causar várias doenças;
  • Não utilize produtos de provadores, principalmente, na região dos olhos.

Todo cuidado é pouco para manter os olhos longe de infecções e inflamações.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados