Colégio Web

Como eliminar as caspas de uma vez por todas?

Publicidade

A caspa (dermatite seborreica) nada mais é do que uma descamação no couro cabeludo. A descamação, unida ao excesso de oleosidade, formam crostas esbranquiçadas que cheiram mal e provocam coceiras, ocorrendo até a proliferação de fungos. Infelizmente, a caspa ainda não tem cura, mas pode ser controlada. Se não tratada, pode se tornar um inconveniente bem desagradável. Para que isso não aconteça, seguem algumas dicas importantes.

Dicas para eliminar as caspas de uma vez por todas

Caspas

Agravantes das caspas

Alguns de nossos hábitos aumentam a incidência da caspa. Por exemplo, sabemos que a caspa está associada à oleosidade, portanto nunca é demais evitar bebidas alcóolicas, que estimulem as glândulas sebáceas, e alimentos ricos em gordura, quando as caspas aparecem. Impedir que o couro cabeludo se torne um ambiente propício para o aparecimento de fungos também é uma ótima ideia, assim, nada de dormir com os cabelos úmidos ou prendê-los ainda molhados.

Mitos e verdades sobre as caspas

Ao contrário do que muitos pensam, a caspa não é transmissível, mesmo se compartilhar o pente ou escova de cabelo com alguém que tenha o problema.

Outro mito é associar a caspa à falta de higiene, quando na verdade está ligada a uma predisposição genética, mesmo quando os cabelos são regularmente lavados. O que não se imaginava ser verdade é que a caspa pode ser agravada por fatores psicológicos, como o estresse e o transtorno psíquico. É verdade também, que pacientes com outras doenças, como AIDS e diabetes, têm mais predisposição a ter caspas e, nestes casos,  vêm com mais intensidade e geram mais dificuldade no tratamento.

Caspa

Métodos de tratamento contra caspas

A maneira mais eficaz para o tratamento das caspas é fazer uso de medicamentos específicos, que são capazes de controlar os sintomas, como, por exemplo, o cetoconazol, corticoides e sulfeto de selênio.

Esses princípios podem ser encontrados na forma de xampus, condicionadores ou até mesmo como tônicos capilares. Uma importante dica para não sofrer com o ressecamento dos cabelos no uso do xampu é associá-lo a um xampu para cabelos secos.

Inicie a lavagem dos cabelos com um xampu para cabelos secos e enxágue, depois aplique o condicionador, na altura das orelhas em direção as pontas, porém não enxágue. Logo após siga normalmente as instruções do xampu anticaspas. Esse processo protege os fios da ação ressecante do anticaspas.

Procure um dermatologista

É prudente lembrar que a consulta a um médico dermatologista é sempre recomendada. Geralmente, o uso de xampus anticaspas resolve parte do inconveniente, mas, como a caspa não tem cura, é importante o acompanhamento de um especialista, até mesmo para saber sobre novos e mais adequados tratamentos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados