Colégio Web

O Capim-cidreira e seus benefícios!

Publicidade

O capim-cidreira é uma planta robusta que cresce formando touceiras. As touceiras são vários troncos dividindo o mesmo sistema radicular, como se fosse um arranjo feito pela própria natureza. As suas folhas parecem lâminas, cortam com muita facilidade. É necessário muito cuidado para cortá-las a fim de não machucar as mãos. Suas folhas são longas e de coloração verde-claro podendo atingir até um metro de altura. É uma planta de origem asiática, mas muito cultivada no Brasil. 

Seu aroma é muito agradável e parece muito com o perfume do limão. A parte da planta a ser utilizada são as folhas.

A planta de nome científico Cymbopogon citratus também é conhecida como capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso e cidreira. É muito confundida com a erva-cidreira, mas suas propriedades são bem distintas, embora ambas façam muito bem a saúde.

A planta é utilizada na indústria cosmética, em óleo essencial, na culinária em forma de chá e como ornamentação.

O capim-cidreira é uma planta que se adapta muito bem em qualquer ambiente. Pode ser cultivada num vaso em casa ou no jardim. Ela é bastante resistente e serve para perfumar o ambiente, além de enfeitá-lo.

Propriedades do Capim-Cidreira

As propriedades terapêuticas são calmante, analgésica, antibactericida, diurética, antidepressiva, digestiva, expectorante, desinfetante e relaxante.

capim-cidreira

Benefícios do Capim-Cidreira para a saúde

Exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo. É indicada para dores abdominais, cólicas intestinais e urinárias, dores de cabeça e tosse. Auxilia no tratamento para a ansiedade, o estresse, a depressão e a insônia.  Ajuda no combate de diversas doenças como o reumatismo, inflamação nos rins e doenças no fígado. Alivia a tensão muscular fazendo o corpo relaxar.

Como usar o capim-cidreira

  • Na indústria de cosméticos a planta atua como calmante principalmente na realização de limpeza de pele. É usado no vaporizador agindo na dilatação dos poros para a retirada dos cravos e espinhas, e em forma de máscara para acalmar a pela após a limpeza. Muitos produtos para a beleza dos cabelos e pele possuem em sua composição o capim cidreira;
  • Compressas para acalmar a pele e relaxar podem ser feitas com o chá colocando no rosto, nos olhos ou na região afetada com pedaços de algodão.  Após aplicar a planta, lave bem à região e nunca se exponha ao sol. As propriedades da planta em contato com o sol pode causar manchas na pele;
  • O capim-cidreira é usado na culinária em forma de chá. O chá pode ser servido em temperatura quente ou fria. O chá pode ser misturado com frutas, se preferir! Fica muito saboroso! Vale a pena experimentar!

Chá de capim-cidreira

Coloque em uma xícara uma colher (chá) das folhas picadas. Despejar na xícara água fervente e cobrir. Deixe em infusão por pelo menos quinze minutos. Coe e sirva. Pode ser adoçado com açúcar ou mel e ainda não ser adoçado. O capim-cidreira não possui cafeína, portanto é perfeito após as refeições.

Recomendações

O capim-cidreira é usado como complemento nutricional, não substitui a medicação usual que deve ser utilizada em casos mais graves de doenças.

Recomenda-se sempre a orientação de um médico especialista para orientação e diagnóstico.

Contra indicação

Não pode ser ingerido por mulheres grávidas, pois pode ter efeito abortivo em doses concentradas. Não ingerir o chá junto com medicamentos com propriedades sedativas ou calmantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados