Colégio Web

Benefícios do Café para a Saúde

Conheça os benefícios dessa tradicional bebida brasileira.

Café em grãos

Café em grãos

Publicidade

No Brasil o café é tão tradicional quanto o chá das 5h00 dos ingleses. Essa bebida vem acompanhandp e fazendo parte da história dos brasileiros desde as primeiras civilizações. Há aqueles que acreditam que ele faz mal para a saúde, mas há também aqueles que pensam o contrário, por isso, separamos alguns nebefícios e males que o café pode desempenhar na vida de alguém.

O café possui muitas substâncias que auxilam o bom funcionamento do organismo, gerando assim mais saúde, ele é composto por ferro, magnésio, potássio, zinco e minerais que estão nos graõs.

Alguns especialistas dizem que o ideal é consumir de 3 a 4 xicaras todos os dias para que os benefícios sejam facilmente notados, essa quantidade representa 500mg de cafeína, um grande estimulante que auxilia na concentração, atenção, criatividade. O café também pode ser um grande aliado para quem apresenta sintomas de depressão, isso porque a cafeína existente na bebida em pequenas doses estimula o sistema nervoso central trazendo a pessoa que sofre de depressão certa disposição e bem-estar.

Outro benefício do café é que ele ajuda a amenizar  dores de cabeça, pois como foi dito acima, ele tem em sua composição a cafeína que quando ingerida pelo organismo, faz com que os vasos sanguíneos de todo o corpo se dilatem e os do cérebro se contraiam, isso é chamado pela medicina de vasoconstrição, e segundo os médicos ajuda no combate e tratamentos de dores de cabeça.

Malefícios do Café

cafe

Como estudamos, o café é muito importante para a saúde, se consumido com moderação. Se uma pessoa consumir maior quantidade do que o recomendado, os benefícios que foram citados acima desaparecem.

A cafeína, por trazer toda essa sensação de bem-estar e ânimo, acaba levando muitas pessoas ao vício. Além disso, ele faz com que a pressão arterial aumente, causando insônia, ansiedade, além disso, faz com que haja perdas de vitaminas e minerais do organismo.

Enfim, segundo os especialistas o consumo passa a ser vício quando a pessoa ingere mais de 4 xícaras (50ml) de café por dia.

Para quem vai estudar e é acostumado a tomar café, também deve seguir a risca a recomendação dos especialistas, pois ele até pode deixar acordado mais um tempo para estudar, mas mais pra frente pode acarretar problemas sérios de saúde, por isso, não beba café a noite, pois isso reduz o sono, altera os batimentos cardíacos e pode até atrapalhar nos estudos. Consuma café com moderação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados