Colégio Web

Os benefícios da Camomila

Publicidade

A Camomila-vulgar, ou camomila romana, popularmente conhecida como camomila é uma planta da família botânica asteraceae ou compositae. Tem a sua origem na Europa e é muito cultivada na França e na Republica Tcheca. Essa planta se adapta a climas amenos e também é cultivada e utilizada no Brasil.

É uma planta muito famosa pela sua beleza e aroma. Suas flores enfeitam e alegram qualquer ambiente, além de deixar um agradável perfume no ar. É uma planta pequena suas flores brancas se assemelham a uma margarida com perfume leve e suave.

Era muito usado pela antiga civilização egípcia em forma de chá para alivio de náuseas, vômitos pelas mulheres na gravidez e também era usado para a cura de malárias.

A camomila é uma planta reconhecida como uma planta medicinal e muito famosa por todas as suas propriedades. Vários estudos foram realizados sobre essa planta e comprovam o seu efeito relaxante e calmante.

Quais os benefícios da camomila?

Além disso, é usada em diversos tratamentos como na aromaterapia, permite o alivio dos sintomas de doenças como na síndrome de Crohn, eczemas, artrites, inflamações cutâneas, dores de cabeça, indigestão, sintomas de menopausa e TPM, conjuntivites e psoríase. Ajuda a aliviar a tensão muscular, síndrome das pernas agitadas, resgata a saúde dos nervos, além de minimizar a irritabilidade, o nervosismo e a ansiedade. Auxilia no tratamento de insônia, resfriados, inflamações nasal, sinusite e diarreia. Também auxilia na perda de peso e alivia os sintomas das indesejáveis olheiras.

Para as crianças alivia as dores de ouvido, dor de dente, principalmente, na primeira dentição; em caso de cólicas em bebês, ajuda na digestão eliminando os gases, além de acalmar e diminuir a irritabilidade e a ansiedade. Ele age no organismo como um calmante natural. Nesse sentido, pode ser utilizado em forma de chá, não possui nenhum valor calórico, então, melhor ser ingerido sem adoçar. Se a criança preferir pode adoçar com um pouco de mel. Não usar mel para crianças menores de um ano de idade.

Camomila

Propriedades da camomila

A camomila possui ação anti-inflamatória, antiespasmódica, digestiva, regeneradora celular cutânea, calmante e relaxante.

Contra indicação

Não deve ser utilizada para pessoas que fazem tratamento com radioterapia, sua ação interfere na eficácia do tratamento.

Como podemos usar a camomila

  • A camomila é uma planta medicinal que pode ser usada em forma de inalação para o alívio da congestão nasal.
  • É usado para a fabricação de cosméticos para o tratamento da pele e para o clareamento dos cabelos. Os xampus confeccionados a base da planta atuam como adstringentes, são ótimos para a retirada da oleosidade do cabelo. Como clareador dos cabelos fazer o chá bem forte e passar nos cabelos após a lavagem.
  • Devido o seu aroma é utilizado na fabricação de óleo essencial para o tratamento de aromaterapia e massagem.
  • É usado também na alimentação em forma de chá e na preparação de alimentos.

Como preparar o chá de camomila

Ingredientes

  • 1 xícara (café) com flores de camomila secas
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo

  • Primeiramente, ferva a água, desligue e adicione as flores de camomila.
  • Tampe e deixe descansar por quinze minutos.
  • Sirva em seguida. Não adoçar.

Lembre se que um médico deve ser consultado. A camomila ajuda e auxilia o tratamento das doenças, mas não faz milagres!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados