Colégio Web

Adoçante: herói ou vilão?

Publicidade

O adoçante engorda, o adoçante emagrece, adoçante faz mal, o adoçante é mais saudável, afinal será que o adoçante é a mesma coisa que o açúcar ou não? Todas essas frases, com certeza você já escutou. Entre mitos e verdades, muito se discute sobre o uso dos adoçantes em uma dieta ou no dia a dia. Mas e ai, o adoçante é o herói ou o vilão?

Inicialmente os adoçantes eram especialmente voltados para as pessoas com diabetes, e com limitações na ingestão de açúcar, porém, atualmente, seu uso é frequente para quem quer perder peso. Mas como quase tudo que envolve a alimentação, o adoçante não deve ser ingerido em excesso. Por isso, muitos nutricionistas recomendam que o uso de adoçante seja controlado e feito principalmente pra quem tem diabetes, já que o uso cotidiano de quem não possui restrição ao açúcar, pode se tornar excessivo, e assim prejudicial.

Adoçantes

Algumas pessoas conseguem distinguir o sabor do açúcar em relação ao adoçante, já que é perceptível que cada vez mais estão com o paladar semelhante.

Tipos de adoçantes

Os adoçantes podem ser naturais ou artificiais, com vários tipos para cada origem.

Naturais: São produzidos pela extração de furtas e vegetais, e possuem um nível menor de calorias do que o açúcar. Entre os principais adoçantes naturais estão:

  • Esteviosídeo: Retirado de uma planta, não contem calorias, e possui em sua composição o benefício de ajudar a equalizar o nível de insulina no sangue.
  • Frutose: Como o nome já diz, é um adoçante exatamente igual ao açúcar presente das frutas.
  • Amasake: Adoçante que é extraído a partir de cereais e arroz integral.
  • Mel: Originado do néctar das flores, e por meio das abelhas.

Adoçante

Artificiais: São desenvolvidos em laboratório, e não contem calorias.

  • Aspartame: é o tipo de adoçante mais utilizado, o famoso adoçante de mesa, também é usado em algumas bebidas e iogurtes, seu poder adoçante chega a cerca de 200 vezes mais que o açúcar comum.
  • Sacarina: junto com o Aspartame, faz parte da família dos adoçantes de mesa. É o adoçante usado em refrigerantes de baixo teor calórico.
  • Neotame: Não é muito usado, mas é o adoçante mais potente, possui poder de 8 mil vezes o açúcar comum.

Vimos que existe uma variedade de tipos de adoçantes, com poucas calorias, sem calorias, fraco, forte, natural, artificial e etc. Lembrando que o adoçante pode ser uma ótima ajuda para perder peso, e substituir o açúcar, mas seu uso excessivo poder ser mais prejudicial do que o próprio uso do açúcar. Portanto, é indicado ter um acompanhamento nutricional para definir qual o adoçante e a quantidade ideal para consumo de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados