Colégio Web

10 mandamentos de uma boa refeição

Publicidade

A rotina alimentar é muito importante para manter o metabolismo funcionando corretamente, por isso a hora de comer deve ser seguida a risca.

Na hora da alimentação, é fundamental que todos estejam reunidos à mesa. Esse é um momento do encontro familiar, ideal para conversar, trocar novas experiências, conversar com os filhos sobre planos, viagens, dinheiro e educação. É primordial para que a família permaneça unida e para que se alimentem de forma melhor.

Na hora da alimentação, o estresse, brinquedos, objetos e celulares devem ser retirados da mesa, a fim de que a alimentação e a família possam saborear os alimentos com maior interação e sociabilidade.

10 mandamentos

Familia Mesa

  • Os pais devem dar o exemplo – tudo o que seu filho se alimenta é preparado por você, sendo assim todos devem se alimentar com tudo que está na mesa. Os pais devem comandar a conversa e o almoço/jantar.
  • A casa precisa seguir uma rotina alimentar – a alimentação deve seguir um horário e uma rotina.
  • Bagunça e objetos à mesa têm limites – a hora da alimentação é importante para a família, portanto nesse momento os pais devem dar o exemplo e iniciar um diálogo com alegria e descontração. A hora da alimentação deve ser prazerosa.
  • A alimentação precisa conter variedade – não é bom para o organismo nos alimentarmos sempre dos mesmos alimentos. É preciso a variedade dos alimentos e da forma de prepará-los. Por exemplo: o milho pode ser cozido, na preparação de um bolo, curau, no arroz, na salada, em bolinhos que as crianças adoram. Assim como o milho o mesmo processo pode ser realizado com muitos outros alimentos, basta deixar fluir a criatividade.
  • Todos precisam estar confortáveis à mesa, inclusive as crianças. Se a altura da mesa não está adequada, utilize um cadeirão ou uma almofada.

Mesa Família

  • Os pais devem insistir para que a criança experimente ou coma a refeição, mas não devem obrigá-la. Lembre-se que a refeição é um momento prazeroso e não um martírio.
  • O ato de comer deve ser incentivado como algo bom, preciso para se ganhar disposição e energia para brincadeiras e crescimento, portanto a hora da alimentação não deve ser comparada com o castigo e nem como recompensa.
  • O prato precisa ter uma boa aparência, quanto mais colorido melhor!
  • Antes do horário das refeições, não forneça ao seu filho nenhum petisco como bolachas, a fim de que não tire a fome.
  • Nunca brigue com seu filho por causa da alimentação. Tenha paciência que aos poucos a criança acaba experimentando todos os alimentos e enriquecendo o seu cardápio.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados