Colégio Web

A difusão da indústria

Publicidade

9. A difusão da indústria

Como já vimos anteriormente, a revolução industrial surgiu na Inglaterra onde permaneceu confinada de 1760 até 1830. Era proibido exportar as máquinas e as técnicas de produção industrial. Só que os fabricantes dos equipamentos industriais tinham interesse em exportar seus produtos e difundir suas atividades. 

No ano de 1807, William e John Cockrill fundaram fabricas de tecer na Bélgica, na cidade de Liège. A presença de reservas de ferro e carvão contribuiu para o rápido desenvolvimento das indústrias na Bélgica, que eram baseadas na produção de carvão ferro e têxteis. 

Neste momento, a França estava envolvida na revolução francesa, e por isso teve seu desenvolvimento atrasado. Mas a partir de 1848, a França iniciou uma política de industrialização, adotando a política protecionista, a qual proibia a importação de produtos industriais e apoiava a exportação dos produtos produzidos na França. O problema da França era que o país não contava com reservas de carvão para transformar todo o minério de ferro que extraía. 

No ano de 1870, com a unificação da Alemanha e da Itália, a revolução Industrial atingiu esses dois países. 

Os Estados Unidos foi único país fora da Europa a conhecer a Revolução Industrial no século XIX, tornando-se um importante produtor de artigos manufaturados.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados