Colégio Web

O movimento

Publicidade

3. O movimento 

Como de costume na Republica Velha, mesmo sendo derrotados, os politicos da Aliança Liberal pretendiam se pactuar com os vitoriosos. Porém, alguns politicos mais jovens da Aliança Liberal não aceitavam tal situação, então se aproximaram do movimento tenentista para ter acesso às vias armadas e alcançar o poder. 

Um fato que agravou ainda mais essa situação e que foi um dos fatores que desencadeou a revolução foi a morte de João Pessoa, em julho de 1930, que estava ligada a problemas pessoais, mas que foi compreendida pelos rebeldes como um crime decorrido da oposição do politico ao governo federal. 

Esse movimento de revolta estava sob o comando do tenente-coronel Góis Monteiro no Rio Grande do Sul, e teve início no dia 3 de outubro, e no dia seguinte, foi iniciada no Nordeste sob o comando de Juarez Távora. A revolta se difundiu por vários estados do país. 

Antes que a situação se agravasse, um grupo de altos oficiais das “Forças Armadas” deram um golpe de Estado no dia 24 de outubro, onde o presidente Washington Luís foi deposto do governo. Foi desenvolvida a Junta Governativa Provisória, denominada como Junta Pacificadora, que governaria o Brasil provisoriamente, mas admitiu o poder à Getúlio Vargas, que governou o país de 1930 a 1945.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados