Colégio Web

A Economia e o Desenvolvimento na Segunda República: Introdução

Publicidade

A economia e o desenvolvimento na Segunda República

1. Introdução

No ano de 1929 o setor cafeeiro, que era a base da economia do Brasil, estava entrando em decadência, devido a crise de superprodução. Neste ano, estava ocorrendo a crise mundial, que estava afetando principalmente o Brasil, enfraquecendo o setor de exportação, subindo o preço do café e conseqüentemente, houve a crise do café em 1931. E em meio esse crise, deu inicio a revolução de 1930.

A mediação do Estado na economia tornou-se mais evidente na década de 30, e desenvolvida principalmente depois da proclamação do Estado Novo (1937). 

A partir daí, tentou-se desenvolver no país uma política econômica que estimulasse o desenvolvimento.

Vargas integrou no Brasil o capitalismo industrial, visando a modernização econômica do país. Podemos notar que durante a década de 30 e até meados da década de 40, Vargas implementou uma série de organizações, como exemplo: Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (1930), Conselho Nacional do Café e Instituto do Cacau da Bahia (1931), Ministério da Educação e Saúde Pública (1932), Plano de Obras Públicas e Aparelhamento da Defesa (1939), Companhia Siderúrgica Nacional e Instituto Nacional do Pinho (1941), Superintendência da Moeda e do Crédito – SUMOC (1945).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados