Colégio Web

Dicas de como redigir uma boa redação

1Escrever uma redação não é uma tarefa fácil. Muitas são as dicas, técnicas e informações que existem acerca do texto dissertativo. Vamos conhecer algumas etapas que podem facilitar neste processo?

Publicidade

Chuva de ideia: reserve alguns minutos do tempo que você tem disponível para escrever a redação e anote todas as ideias, assuntos e opiniões que chegarem à sua mente e estejam relacionadas ao tema. Você pode escrever tudo, sem receio. Depois, basta separar quatro ou cinco itens que você considera mais interessantes e que tenham relevância para o tema trabalhado.

Elabore o rascunho: neste momento, procure colocar a sua opinião – sem primeira pessoa – logo no parágrafo inicial, na introdução. O uso do jargão ou do clichê deve ser evitado, pois vários candidatos farão uso deste recurso de forma exaustiva. Após a introdução, inicie um parágrafo de desenvolvimento que contenha hipóteses, citação, fato de impacto. É preciso ser consistente, organizar bem o assunto e saber desenvolvê-lo. Já na conclusão, você deve apresentar soluções que reforcem suas teses.

Revise o rascunho: é o momento de ler atentamente os parágrafos para que nenhum erro possa continuar no texto. Afinal, todos nós cometemos erros.

Texto definitivo: o texto definitivo deve ser escrito com muita atenção, com excelente legibilidade, para que os corretores possam ler, compreender e corrigir aquilo que o candidato escreveu. O recuo das linhas deve ser observado, bem como a margem e o alinhamento do texto. Se houve algum erro em palavra, grafe com um traço simples e não faça rasura.

Treino e muita leitura

2Muitos candidatos a concurso ou vestibular sempre ficam ansiosos e temerosos na hora de iniciar a redação. Em algumas situações, o indivíduo teve um excelente desempenho na prova objetiva, mas não deu a devida atenção para a etapa da redação. Assim, muitos acabam perdendo as chances em determinadas seleções. Ficar com medo não vai adiantar nada. As inseguranças devem ser enfrentadas com muito treino. Muitos temas, com ampla diversidade, para que o estudante possa falar bem de qualquer assunto. Os textos precisam ser corrigidos por alguém que esteja apto, sendo que os erros devem ser corrigidos quantas vezes for necessário.

Outra dificuldade das pessoas está originada na falta de leitura. Quem não lê, dificilmente terá vocabulário e argumentos suficientes para convencer uma banca de examinadores. A leitura não diz respeito apenas a textos em prosa, mas também o universo da poesia, dos filmes e até mesmo do teatro ou outras formas de compreensão do mundo em que vivemos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados