Colégio Web

Propriedades químicas e detalhes da água

Publicidade

A água é formada por dois elementos que se combinam: o hidrogênio e o oxigênio na proporção de duas partes de hidrogênio e uma parte de oxigênio. A representação da composição química é H2O.

A água composta exclusivamente de hidrogênio e oxigênio é considerada água pura, que dificilmente, encontramos nessa proporção. A água, geralmente, é encontrada misturada com outras impurezas como partículas de terra, ferrugem, outros minerais e de outras substâncias que não enxergamos a olho nu.

Podemos notar esse fenômeno quando limpamos, por exemplo, a vela de um filtro em uma residência. Nota-se uma grande quantidade de impurezas grudada ao redor da vela.

Solvente universal

A água dissolve um número muito grande de substâncias e por esse motivo é chamado de solvente universal.

O ato de colocar água e misturar com sal ou açúcar dá-se o nome de dissolução. O resultado dessa dissolução, chamamos de solução. Nesse caso, temos uma solução de uma substância sólida numa líquida. Podemos também misturar duas substâncias líquidas. Numa solução, o componente que se encontra em maior quantidade, chamamos de solvente ou dissolvente. O outro componente, chamamos de dissolvido ou soluto. Todas as substâncias que se dissolvem na água, chamamos de hidrossolúveis.

Agua

A densidade

A água, assim como qualquer corpo, possui matéria. Se colocarmos água em um copo, podemos sentir que o copo com água é mais pesado que o mesmo copo sem a água. Assim sendo, a quantidade de matéria de um corpo é denominada massa. Assim como a nossa massa corporal. O instrumento utilizado para avaliar a massa de um corpo é a balança. A unidade de massa é o grama, representado dessa forma: (g).

O espaço ocupado pela água em um determinado lugar, entendemos como seu volume. O volume de um líquido é medido por um instrumento, chamado de proveta. A proveta é um frasco graduado, que possui marcas indicando a unidade de volume em centímetros cúbicos (cm³). Portanto, a relação entre a massa e o volume de um corpo nós dá a sua densidade.

Todas as substâncias possuem densidades próprias. Conhecer a densidade de cada sustância é importante para o estudo da flutuação dos corpos na água.

O sábio Arquimedes percebeu que o seu corpo podia boiar sobre a água, isso acontecia porque a água empurrava o seu corpo para cima. Esse fenômeno recebeu o nome de empuxo. Se nos basearmos nesse princípio entenderemos que:

  • Quando o peso do corpo for maior que a água o corpo afunda na água, pois a densidade do corpo é maior que a da água;
  • Quando o peso do corpo é igual ao empuxo da água o corpo não afunda completamente, sendo a densidade do corpo igual ao da água;
  • Quando o peso do corpo é maior do que o empuxo da água, o corpo flutua, pois a densidade do corpo é menor que o da água.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados